Assembleia Geral CNBB

Santa Missa no Santuário Nacional abre a 59ª Assembleia Geral da CNBB

Esta segunda etapa vai até a próxima sexta-feira, dia 02 de setembro

Escrito por Letícia Dias

28 AGO 2022 - 19H28 (Atualizada em 29 AGO 2022 - 08H17)

Thiago Leon

Neste domingo (28) foi iniciada a segunda etapa da 59ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) com a Santa Missa das 18h, no Altar Central do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, presidiu a celebração eucarística que contou com a presença dos Franciscanos por ocasião dos 200 anos do nascimento de Santo Antônio de Santana Galvão.

A Assembleia Geral segue até a próxima sexta-feira, 02 de agosto, com o objetivo de assegurar a votação de temas que devido à pandemia e a exigência da presencialidade do Estatuto da CNBB não puderam ser votados durante a primeira etapa. Leia MaisConheça os temas que serão votados na 59ª Assembleia Geral da CNBBTradução do Missal Romano será enviada à Santa Sé59ª Assembleia Geral: CNBB vai atualizar seu estatuto

Em entrevista ao A12, o presidente da CNBB disse que em relação à expectativa para esses dias de assembleia traz no coração a esperança.

Será um momento de viver a experiência da comunhão, pois ela é a nossa força e o sustento. Então, enquanto trabalhamos, oramos e convivemos vamos nos fortalecer para servir mais e melhor o povo Deus e a Igreja Católica no Brasil”, afirmou

Em sua homilia dom Walmor recordou o dia dedicado aos catequistas, celebrado neste último domingo do mês de agosto. “Os catequistas no Brasil são uma grande multidão, por isso merecem nosso apreço e também o nosso tratamento em relação a este ministério. São gente de fé, cuidando da fé de muita gente”.

Aos bispos e padres presentes na celebração, destacou:

"Nossos corações não são de gente que participa de uma convenção, mas de servidores do povo de Deus, coração de peregrinos, como o dessas pessoas que aqui nos cercam e que vêm pela fé, porque confiam na proteção da Mãe, Maria. Estamos aqui com o coração de discípulos e missionários e nesse nosso coração trazemos uma tarja de luto pelas muitas vítimas em razão da Covid-19, mas também da violência e pelas milhares de pessoas que vivem em carência alimentar. Porém, também nosso coração tem motivo para se curar".

Nesse sentido, o bispo recordou dois sentimentos do salmista:

  • Que alegria quando me disseram vamos à Casa do Senhor (Salmo 121-122)
  • Como é bom e agradável quando os irmãos estão juntos (Salmo 133 -1)

Igreja Sinodal

Nesta segunda etapa da Assembleia Geral da CNBB diversos temas serão votados e discutidos. No entanto, o tema central para aprofundamento é “Igreja Sinodal – Comunhão, Participação e Missão”.

De acordo com Dom Walmor, trata-se de um caminho que a Igreja está construindo em comunhão com o Papa Francisco e o mundo todo para que a Igreja se torne mais forte e obtenha mais vigor missionário.

Veja a Santa Missa na íntegra:



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Letícia Dias, em Assembleia Geral CNBB

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.