Vem aí a 18ª Romaria Nacional do Terço dos Homens: Com a fé de Maria, rezamos pela família!

Cinema

História de jovem que se cura do câncer inspira filme “Inexplicável”

Escrito por Rafael Gurgel

12 JAN 2026 - 10H42 (Atualizada em 12 JAN 2026 - 16H09)

Divulgação do filme: Produtora Clube Filmes

A sugestão de filme da semana aborda uma história que não nasce de um roteiro imaginado, ela nasce de uma fé que se recusou a desistir. Conheça a história do filme “Inexplicável”, que atingiu o top 10 das produções mais assistidas, nos streamings, em 19 países.

O longa-metragem, inspirado em fatos reais, tem alcançado milhões de pessoas em diferentes países e chama atenção não apenas pelo drama, mas pelo testemunho cristão que o sustenta.

No centro da narrativa está Gabriel Varandas, um menino de apenas oito anos, natural da Paraíba, que foi diagnosticado com um tumor maligno. O menino, apaixonado por futebol e campeão mirim no futsal, teve a normalidade dos seus dias interrompida pela doença.

Gabriel e sua família viveram o que muitos pais temem, a gravidade do caso era tão grande e a medicina fez o que estava ao seu alcance, mas chegou a um ponto em que já não havia explicações possíveis para o que viria a acontecer.

Hoje, já jovem e iniciando sua caminhada na faculdade de engenharia elétrica, Gabriel manifesta nas redes sociais uma fé viva, marcada pela devoção a Nossa Senhora.

“Quando vivemos o momento mais difícil da nossa vida, no hospital, nosso único pedido a Deus era sair dali com Gabriel vivo e poder testemunhar os milagres que Ele ainda faria”, escreveu a família em uma mensagem publicada nas redes sociais de Gabriel.

Contra todos os prognósticos, Gabriel sobreviveu. Sua recuperação foi descrita pelos próprios médicos como inexplicável do ponto de vista da ciência“Deus nos ouviu. Nos deu não apenas a cura, mas a vida plena de nosso filho”, testemunha a família do garoto.

Cura que se transforma em missão

O que poderia ter permanecido como uma experiência íntima tornou-se missão em forma de testemunho, a família passou a abordar a vivência de Gabriel em comunidades e encontros, compartilhando a história do menino.

Dessa experiência nasceu o livro O Menino que Queria Jogar Futebol: Uma História de Fé e Superação, escrito por Phelipe Caldas, que mais tarde inspiraria o filme.

• O longa “Inexplicável”, é dirigido por Fabrício Bittar. O elenco conta com Letícia Spiller, Eriberto Leão e André Ramiro, André Ramiro, Suely Franco e Miguel Venerabile, dando vida a Gabriel nas telas. Roteiro de Fabrício Bittar e Andrea Yagui e Produção da Clube Filmes.

Parte da bilheteria do filme foi destinada ao Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC), instituição reconhecida nacionalmente pelo atendimento e suporte a crianças e famílias em tratamento oncológico.

O pai de Gabriel, Marcus Varandas, concluiu a mensagem escrita nas redes sociais abordando o sentido do filme. De acordo com o pai, o sentido vai além do que aconteceu com sua família:

“Em nome da nossa família, gostaria de deixar claro que este filme não é sobre nós. Somos apenas instrumentos de algo muito maior. Nosso desejo é compartilhar o que Deus fez, inspirando famílias a acreditarem que mesmo no sofrimento, Ele tem um propósito”, afirmou o pai.

add O que Viktor Frankl revela sobre Deus e a cura?

Fonte: Instagram: @GabrielMVarandas / GRAACC

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rafael Gurgel, em Cinema

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...