Comunicação

Manaus será sede do Mutirão de Comunicação em 2025

Evento deste ano na Paraíba teve como ponto principal usar a tecnologia a serviço das pessoas, celebrando a cultura do encontro

Escrito por Alberto Andrade

18 JUL 2023 - 11H35 (Atualizada em 18 JUL 2023 - 16H03)

Renan Buarque/TV Aparecida

A Rede Aparecida de Comunicação (Portal A12, TV Aparecida, Rádios Aparecida e POP) esteve nos três dias da 13ª edição do Mutirão Nacional de Comunicação, realizado em João Pessoa (PB), e que foi encerrado com a Santa Missa no último sábado (15).

Na parte final da celebração foi anunciada a sede da próxima edição do evento: a Arquidiocese de Manaus (AM) irá acolher o 14º Muticom em 2025.

Leia MaisAmizade social e o bem comum são destaques no Muticom 2023Muticom 2023: Como viver o amor ao próximo no ambiente digital?Aproximadamente 500 pessoas de forma presencial e 70 participantes on-line receberam diversos conteúdos como conferências e seminários mostrando como nós devemos comunicar a fé católica, o Evangelho, e o que acontece nas paróquias e comunidades a partir da Cultura do Encontro, visão teológica e pastoral do Papa Francisco, ao exercer a compaixão a partir da humildade, da escuta, do diálogo e do respeito.

“Corremos o risco de nos abrir aos outros, esperando descobrir neles amigos, irmãos e irmãs, e desta forma aprendemos e descobrimos mais sobre nós mesmos. De fato, ao vivenciarmos os outros em sua diversidade, somos encorajados a sair de nós mesmos e a aceitar e abraçar nossas diferenças", disse o Santo Padre.

Alberto Andrade - A12
Alberto Andrade  - A12


Aprendizado a partir do encontro

Cinco conferências durante o evento mostraram de que forma podemos realizar essa cultura ao seguir influenciadores católicos, saber compartilhar informações verdadeiras e úteis para nossa fé e a contínua preocupação com o meio ambiente.

O destaque do Muticom 2023 foi a presença do jornalista britânico Austen Ivereigh, biógrafo do Papa Francisco enfatizando que é necessário ter coragem para comunicar um testemunho autêntico do Evangelho, mas sempre inclusivo e acolhedor.

“À medida em que vai avançando o Sínodo, as pessoas de boa vontade na Igreja estão vendo que se estão escutando as vozes, que ninguém está excluído, e é a forma de proceder do Espírito. Tenho muita esperança no processo sinodal, embora seja muito difícil, porque é a cultura na qual estamos vivendo”, disse o jornalista.

Alberto Andrade - A12
Alberto Andrade  - A12


Missão de caminhar juntos

No fim da celebração, coordenador-geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, leu a carta-compromisso dos participantes do Mutirão, que destacaram as reflexões a partir do pontificado do Papa Francisco, inspiradas no tema “Comunicar para a cultura do encontro”.

“Inspirados pelo seu magistério comunicacional e a partir das conferências e seminários realizados, colocamo-nos como discípulos-missionários de Jesus Cristo para ser artesãos da cultura do encontro numa sociedade polarizada. Reconhecemos que esta cultura precisa ser assimilada, vivenciada e assumida como modo de ser cristão, a exemplo do Bom Samaritano, nas estradas físicas e digitais, relata um trecho do documento.

A carta dos participantes do Muticom na íntegra você confere neste link.

Sábado no Santuário mostrou as atrações culturais do Muticom

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Comunicação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...