Durante a caminhada litúrgica da Igreja, percebemos muitos símbolos e sinais utilizados nos ritos e nas bênçãos que são realizadas, com a intenção de nos aproximar sensivelmente da ação de Deus na nossa vida.
Um símbolo muito utilizado e que possui um forte significado é a ÁGUA, esta que traz consciência e memória do ato do Batismo, porta de entrada para a nossa vivência eclesial, nos inserindo na comunidade do povo de Deus como membros da mesma.

A água sempre esteve presente como símbolo na história do povo de Deus. As Sagradas Escrituras a apresentam em momentos marcantes desta história por diversas vezes, como por exemplo:
Leia Mais O leigo pode abençoar a água? Como devo usar a água benta?Assim, a água nos recorda, além do batismo, onde com Cristo morremos e com Ele ressuscitamos, o sinal de purificação e de vida, pois o próprio compara-se como sendo água, e água viva, em seu diálogo com a samaritana (Jo 4,10).

Portanto, a Igreja, em sua sabedoria, utiliza a água nos ritos de bênçãos para nos recordar, como aponta o ritual de bênçãos, a essência da bênção divina, onde Cristo se autodenomina água viva, e institui para nós o Sacramento do Batismo, sendo sinal de benção e de salvação.
Leia MaisOração para benção da águaDesta forma, ao sermos aspergidos, que possamos recordar da importância do nosso Batismo, e de Cristo, que nos salvou por sua morte e ressurreição, nos dando vida nova, para sermos Nele filhos e filhas de Deus!
Saiba como rezar a Novena de Nossa Senhora de Fátima
Sobre a principal mensagem deixada por Nossa Senhora em suas aparições em Fátima, conheça a Novena em sua honra disponível na Editora Santuário.
Relíquias dos Pastorinhos de Fátima chegam a igreja de Guaratinguetá
Os fragmentos sagrados ficarão expostos permanentemente para veneração dos fiéis na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, fortalecendo a devoção mariana e a espiritualidade das famílias, jovens e crianças da região.
Audiência Geral: Papa pede amor à Igreja inspirado na Virgem Maria
Na memória de Nossa Senhora de Fátima, o Papa Leão XIV dedicou a catequese da Audiência Geral à Virgem Maria. Inspirado na Lumen Gentium, o Pontífice convidou os fiéis a renovarem o amor pela Santa Madre Igreja.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.