Bernardo, o abade de Claraval e Doutor da Igreja, foi um “arrebatador de vocações” em sua época e até hoje inspira com o seu legado de fé. Um santo que uniu família, oração, sabedoria espiritual, influência histórica e profunda doçura na pregação.
Ao se deparar com os escritos sobre sua vida e descrição da sua personalidade, é difícil não desejar tê-lo conhecido pessoalmente. Só enquanto deu os primeiros passos para a vida monástica, levou consigo mais trinta companheiros.
No livro A vida de São Bernardo, o autor, padre Robert Thomas, afirma que o primeiro biógrafo do santo deu uma ideia sobre sua tamanha influência de atrair almas e levá-las a Deus:
“Como ele pregava tão bem, fosse em espaço público ou privado, as mães escondiam seus filhos e os amigos impediam seus confrades de ir ouvi-lo, tamanho era o poder que o Espírito Santo dava à sua palavra, de modo que era impossível resistir aos sentimentos evocados no coração daqueles que o ouviam”.
Sua presença evangelizadora acabou transformando o vale de Claraval, que era um local obscuro situado na França, “num vale literalmente claro, de onde se espalhou, como do cume de uma alta montanha para todas as planícies da terra, o brilho de uma luz divina.”.
Como forma de destacar sua memória celebrada em 20 de agosto pela Igreja, trouxemos mais cinco fatos sobre a vida deste monge cisterciense:
Bernardo não foi sozinho para a vida monástica. Seu exemplo foi tão forte que a sua própria família foi a primeira a ser transformada: quatro de seus irmãos, um tio e um primo também entraram no mosteiro com ele. Isso mostra como sua vocação foi contagiante e tornou-se uma “família de oração”.
Bernardo cultivava uma espiritualidade profundamente centrada em Cristo, mas ao mesmo tempo amava Maria. Sua devoção mariana se expressa em conselhos muito simples e práticos: pensar nela para não errar, invocá-la para não se desesperar, segui-la para não se perder.
O mestre do amor a Deus
No tratado De diligendo Deo, ele descreve o caminho do amor em quatro degraus, mostrando como a alma vai amadurecendo do amor de si mesmo até o amor puro de Deus por Ele mesmo. Essa visão faz de Bernardo um dos grandes mestres espirituais da história.
“O verdadeiro amor se contenta consigo mesmo; e sua recompensa é o próprio objeto do seu amor.” — São Bernardo
Mesmo sendo um homem de clausura, Bernardo teve influência no mundo exterior. Seu conselho era solicitado com frequência em conflitos políticos-religiosos. Ele escreveu em defesa dos Cavaleiros Templários, mostrando como eles uniam vida militar e espiritualidade. Para ele, os Templários eram guerreiros que antes de lutar se armavam com a fé.
Seu modo de escrever e pregar era comparado ao mel: doce, suave e profundo ao mesmo tempo. Por isso, a Igreja lhe deu o título de Doctor Mellifluus. Sua frase “Jesus é mel na boca, suave concerto aos ouvidos, júbilo ao coração” resume bem essa doçura de sua espiritualidade.
::. Conheça a Carta Encíclica Doctor Mellifluus, do Papa Pio XII
A vida de São Bernardo é rica em virtudes e encanto. Na história da Igreja, deixou seus rastros de santidade que ainda hoje despertam os corações dos homens.
Por isso, te convido a enviar este conteúdo para mais pessoas conhecerem sobre o santo abade de Claraval e serem tocadas pelo seu testemunho.
Leia + Oração de São Bernardo a Nossa Senhora
Fonte: Carta Encíclica Doctor Mellifluus | Minha Biblioteca Católica
No Angelus, Papa afirma: “Nada é impossível para Deus”
No Angelus, Papa Leão XIV recorda que nada é impossível para Deus e chama os fiéis, neste tempo do Advento, a confiarem e serem como pequenas luzes no mundo.
O compromisso da Santa Sé com a proteção de crianças
Santa Sé intensifica esforços na ONU para solucionar o caso das crianças ucranianas deportadas em meio à guerra da Ucrânia, com Papa Leão XIV liderando a ação.
Ciclone atinge a Ásia e comunidade católica acolhe vítimas
Ciclones atingem Sri Lanka, Tailândia e Indonésia, deixam centenas de mortos e mobilizam a Igreja, que acolhe desabrigados e oferece apoio material e espiritual.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.