Pier Giorgio Frassati, um jovem italiano católico, deixou sua marca na história da Igreja. Sua vida comum e ao mesmo tempo doada, tornou-se um rastro luminoso de esperança, principalmente para nosso tempo.
Desde a tenra idade, Frassati colocava Deus no centro das suas escolhas. Dono de uma personalidade vibrante, não mediu esforços para amar e evangelizar. Viveu a caridade de forma concreta, se preocupando com os mais necessitados.
Sua juventude, marcada pela piedade e compaixão, foi também cheia de aventuras. Frassati amava escalar montanhas e compartilhar a vida com seus amigos. Sua naturalidade, piedade e serviço inspiram, hoje, uma vida de santidade.
Intimidade com Deus
Frassati recebia Jesus na Eucaristia com frequência, rezava o terço todos os dias, fazia adorações noturnas e meditava no hino da caridade de São Paulo e nas palavras de Santa Catarina de Sena, a quem ele tinha especial devoção.
“Na oração a alma se eleva acima das tristezas da vida.”
Viver de esperança
O ânimo, a alegria e a caridade vividos por Pier Giorgio foram verdadeiros sinais de esperança de um futuro melhor. Ele se tornou um farol de esperança, porque ele mesmo a possuía. Chegou a afirmar que a fé ensina a manter a esperança.
“Quando Deus está conosco, não precisamos ter medo de nada.”
Enxergar a carência dos outros
Frassati teve um olhar atento e cuidadoso para as necessidades dos doentes e pobres. Iluminado pelo Evangelho, usou sua saúde, sua boa vontade, sua fé, a vitalidade de sua juventude e abertura à graça divina para se colocar a serviço dos que precisavam.
“Que riqueza é ter saúde, como nós temos! Temos o dever de colocar nossa saúde a serviço daqueles que não a têm.” [...] “Em torno dos doentes e dos pobres, vejo uma luz especial que nós não temos.”
Zelo pela verdade
Pier Giorgio vivia sua fé com seriedade e, portanto, evitava qualquer atitude que pudesse ferir a verdade e o bem. Ele encarava a “fofoca”, por exemplo, como algo adoecedor. Via os mexericos como atitudes vãs que não deviam ser levadas em conta.
“Não é preciso dar ouvidos a fofocas, muito menos ficar doente por ceder a quem talvez nunca tenha conhecido a verdade.”
Confiança na providência
Em sua vida, Frassati viveu muitos percalços, mas estes não lhe tiraram a confiança em Deus. Acreditava no plano divino e na ação de Deus no cotidiano da vida.
“No maravilhoso plano de Deus, a Divina Providência muitas vezes usa os menores galhos para fazer boas obras.”
Se você deseja viver hoje a santidade em sua vida, estes são cinco ensinamentos deixados pelo — tão logo — São Pier Giorgio Frassati. Peça a graça de Deus para viver também em seu cotidiano atitudes como estas, cheias de virtude e amor.
Leia + Você sabe quem foi o Beato Pier Giorgio Frassati?
Fonte: youth.rcdow.org.uk
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.