Por Redação A12 # Em Espiritualidade Atualizada em 19 FEV 2019 - 09H13

A encíclica Laudato Si e a tragédia de Brumadinho

Israel Defense Force/Agência Brasil
Israel Defense Force/Agência Brasil

A encíclica do Papa Francisco, ‘Laudato Si’ (‘Louvado sejas’), encíclica sobre o cuidado da Casa Comum, é um texto que nos pode ajudar, em primeiro lugar, a viver com a virtude da esperança diante das tragédias da natureza e distintos problemas atuais relacionados a ela, mas também nos dará luzes para saber como tem que ser a nossa atitude diante de nossa Casa Comum, nosso mundo.

De fato, verificamos que ainda hoje há uma grande deterioração da nossa Casa Comum, e nós católicos não devemo-nos esquecer que o cuidado da natureza é uma questão de fé, pois não cuidar da Casa Comum é uma ofensa ao Criador. Porém, não só cuidar do que nos corresponde, do que se encontra ao nosso redor, senão um compromisso com a deterioração em que nos encontramos: como assim, até hoje muitas pessoas na pobreza não têm acesso a água de qualidade!

Não é difícil acreditar que boa parte dos desastres naturais tem uma relação com o mal uso e cuidado que fazemos da Natureza. Estes problemas estão ligados à cultura do descarte. Recentemente ficamos perplexos com mais uma tragédia: apenas três anos após o desastre de Mariana (MG), vivenciamos a tragédia de Brumadinho (MG). Será que pode estar acontecendo uma má administração por parte do Homem na sua atividade de mineração, e que estes desastres possam ser consequência desta negligencia por parte do homem?

Para terminar, faço um convite a que sejamos pessoas mais solidarias e empáticas. A mudança dos problemas sociais ou de saúde pública, como se costuma chamar hoje em dia, não será resolvida pela política. Basta ver como está sendo conduzida pelo Senado, na sua Comissão, a tragédia de Brumadinho, para saber que daí será muito difícil resultar algo de bom. Neste sentido a leitura e a expressão de textos como a ‘Laudato Si’ chegam a ser urgentes para o nosso compromisso social. Em especial recomento a leitura do capítulo dois, “O que está a acontecer à nossa Casa”, em que se descrevem problemas como o clima, água, perda da biodiversidade, desigualdade planetária; do capítulo quatro, “Uma ecologia integral”, que apresenta a integração que tem que acontecer entre a ecologia ambiental, a econômica e a social, tendo como base os princípios da Doutrina Social da Igreja; e do capítulo cinco, “Linhas de orientação e ação”. Termino citando o nº 138 da ‘Laudato Si’: “A Ecologia estuda as relações entre os organismos vivos e o meio ambiente onde se desenvolvem. E isto exige sentar-se a pensar e discutir acerca das condições de vida e de sobrevivência duma sociedade, com a honestidade de pôr em questão modelos de desenvolvimento, produção e consumo. Nunca é demais insistir que tudo está interligado”.

.:: Socorrista encontra Imagem de Nossa Senhora em Brumadinho

Dante Ricardo Carrasco Aragón
Sodalício de Vida Cristã

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12 #, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.