Todo cristão católico sabe que rezar faz parte dos compromissos de nossa caminhada na fé. Algumas orações são espontâneas e vêm em nosso momento de conversa com Deus; outras nós aprendemos com nossos pais, na catequese e na Igreja, e essas devem nos acompanhar durante toda a vida.
Pai-Nosso, Ave-Maria, Salve Rainha e Santo Anjo são orações que estão na ponta do língua de todo cristão, mas existe uma oração obrigatória para reafirmar nossa fé a cada dia: ela é nossa profissão de fé na divindade e humanidade de Cristo.
Esta oração é o Credo Niceno e é importante que todo cristão católico saiba rezá-la e, mais do que isso, compreenda o que ela verdadeiramente significa.
Quando rezamos o Credo, afirmamos que Jesus é “Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, consubstancial ao Pai” e também que “se fez homem”.
E o que isso quer dizer? Jesus é Deus, o Filho, consubstancial ao Pai e em plena comunhão com o Pai e o Espírito Santo: um só Deus em três Pessoas.
A nossa bonita fé católica nos ensina a crer que Deus é Uno e Trino. Maria acreditou no mistério revelado progressivamente e, com seu ‘sim’, colaborou de forma única com a obra de Deus. Ela é nossa maior catequista e nos inspira até os dias de hoje a crer na Santíssima Trindade.
Ao dizer seu “sim” no momento da Anunciação, tornou-se a casa de Jesus, o ponto que uniu Deus a humanidade. Ela não apenas deu à luz Jesus, mas também o conheceu intimamente, como mãe, discípula e mulher de fé.
Por meio Dela, podemos conhecer Jesus em sua humanidade e quando rezamos com Ela esta oração, professamos uma fé viva, que transforma.
Neste ano temos a oportunidade de viver essa experiência de fé de forma especial durante a Novena de Nossa Senhora Aparecida, onde logo no primeiro dia somos convidados a refletir o tema “Com Maria, conhecer Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem”. (Gl 4,4-7)
É preciso lembrar que nenhuma oração deve ser feita da boca para fora, principalmente o Credo, pois devemos nos atentar a cada palavra que proferimos, pois neste momento estamos professando nossa fé, reafirmando tudo aquilo que acreditamos.
Ao rezar o Credo, renovamos nosso compromisso de testemunhar Jesus no mundo. Maria foi a primeira discípula e missionária. Nós também somos chamados a levar essa fé viva, encarnada e verdadeira aos que nos cercam.
::Reze e reflita com a série especial que o A12 produziu sobre o Credo Niceno.
Por que Maria é Imaculada? Entenda o ensinamento da Igreja
No dia 8 de dezembro celebramos a Imaculada Conceição da Virgem Maria: entenda por que a Igreja ensina que Maria foi concebida sem pecado original.
TV Aparecida celebra 20 anos em audiência com Papa Leão XIV
Arcebispo de Aparecida e missionários redentoristas celebrarão os 20 anos da TV de Nossa Senhora que evangeliza e leva o amor da Mãe Aparecida para muitos lares
Papa: “A força do 'sim' de Maria pode ser o nosso também”
No Angelus da Solenidade da Imaculada Conceição, Papa Leão XIV destaca a graça de Maria e lembra que Deus nos oferece dons, respeitando nossa liberdade de fé.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.