A sociedade acostumou a criar padrões para as mulheres, como, por exemplo, exigir que elas tenham um corpo na medida “certa”, uma vestimenta que está “na moda”, um comportamento a ser seguido e até mesmo como elas devem agir diante de determinadas situações.
Além desses padrões criados como regras para as mulheres, vemos que a sociedade cria algumas falsas imagens de que mulheres são frágeis, e não no sentido de delicadeza, mas sim no sentido pejorativo, como se não fossem capazes de assumir cargos grandes em empresas, ser empreendedoras ou seguir seus próprios sonhos.
Entre esses padrões e essas regras, algumas mulheres ainda esbarram com o que é certo ou não, dentro do catolicismo, e isso se deve a conclusões ou influências erradas daquilo que está na Bíblia.
Um exemplo é o da Palavra que fala sobre a criação da mulher.
“Não é bom que o homem esteja só: vou fazer-lhe uma auxiliar que lhe corresponda”. (Gênesis 2,18)
É comum ver pessoas que usam essa Palavra de uma maneira errada, exemplificando o fato de que a “mulher foi feita a partir do homem”, usando isso como argumento de que a mulher tem que “obedecer”, tudo aquilo que o homem disser, quando, na verdade, devemos nos atentar que Deus é o responsável pela criação.
Foi Deus quem criou o homem e a mulher, portanto a mulher é parte do homem, mas seu criador é Deus. E é isso que a Bíblia nos ensina: para sermos felizes e completos é preciso buscar a Deus e não se apegar aquilo que o homem diz.
:: A12 Conecta: a fé da mulher em Deus e na Mãe Aparecida
É comum ouvir que uma mulher católica não pode isso ou não pode aquilo, mas o que é preciso para ser uma mulher católica com valores de uma mulher católica?
Podemos responder de forma bem rápida que para alcançar esse status é preciso ser mulher e ter Jesus como seu Mestre.
É claro que neste conteúdo não vamos entrar nas questões práticas de comportamentos e vestimentas dentro da Igreja, pois esses, sim, são requisitos que uma mulher católica deve ter.
Mas sim lembrar que uma mulher por ser mulher já passa por alguns julgamentos ou se cobra para entrar em alguns padrões. Mas uma mulher cristã, uma mulher católica, muitas vezes passa por cobranças ainda maiores.
É preciso lembrar da sensibilidade das mulheres, mas também evidenciar seus esforços, suas forças e sua capacidade de planejar, viver e alegrar a vida de todos.
“Ela lhe dá felicidade e não desgosto todos os dias de sua vida”. (Provérbios 31, 12)
Não existe uma fórmula mágica de se tornar uma mulher católica, o catolicismo é prática, é todos os dias levantar tendo a certeza de que Deus toma conta de seus planos, é olhar para os irmãos com olhar de caridade, é ter a missão de levar a Palavra para todos.
Existem inúmeros modelos de santidade, entre as mulheres fortes da Bíblia, temos alguns nomes, mas com Maria nós vamos aprender os maiores valores de uma mulher católica: Fiel a Deus, aceitou os planos do Senhor, exemplo de mãe, de filha, de mulher, de cuidado e comprometimento.
Que tenhamos cuidado ao olhar e ao jugar uma mulher, que possamos no lugar de apontar o dedo, mostrar os caminhos, assim como Jesus.
Papa explica que a verdadeira riqueza é sermos amados por Deus
Durante a oração do Angelus, Papa Francisco refletiu que a felicidade verdadeira vem de "arriscar o amor", doando aos pobres e seguindo Jesus.
Círio de Nazaré: maior procissão do Brasil acontece neste domingo
A programação do Círio de Nazaré, em Belém-PA, começou com uma Missa na Basílica Santuário no dia 8; e inclui a maior procissão do Brasil, atraindo milhões de devotos até o final de outubro.
A12 acolhe peregrinos no Caminho da Fé com gesto especial
Fomos ao Caminho da Fé entregar presentes aos peregrinos, que chegam com esperança ao Santuário Nacional.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.