Neste dia 05 de outubro é celebrada a Festa litúrgica de São Benedito, padroeiro dos escravos e dos cozinheiros. Um santo franciscano muito prestigiado por toda a Igreja, sua devoção é bastante difundida pelo Brasil. Ele é conhecido também como Benedito- o Negro, devido às suas origens africanas. Leia MaisCuriosidades sobre São Benedito
São Benedito faleceu no dia 04 de abril de 1589, data em que outros países recordam a sua vida. Apesar disso, no ano de 1983, por meio de uma deferência canônica cedida à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Igreja no Brasil passou a comemorá-lo no dia 05 de outubro, seguido do dia São Franciscano.
Foi canonizado pelo Papa Pio VII em 1807 e seu corpo se encontra na Igreja do Convento de Santa Maria de Jesus, em Palermo, na Itália.
Na Igreja os santos possuem suas festas e memórias litúrgicas celebradas no dia de falecimento, considerado, no entanto, não o dia da morte, mas de nascimento para a vida eterna. Apenas o Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo, o nascimento de São João Batista e a natividade da Santíssima Virgem Maria são exceções.
Os negros africanos que vieram para o Brasil, através da influencia dos portugueses, passaram a cultivar a devoção à Nossa Senhora do Rosário, chamada também de Nossa Senhora dos Homens Pretos.
Já no século XVIII nasceram por todo o país as irmandades de São Benedito, compostas por devotos do santo. É por esse motivo que estandartes e bandeiras de congadas e moçambiques fazem referência a São Benedito e à Nossa Senhora.
Ó São Benedito, que encontrastes a verdadeira liberdade
servindo a Deus e aos irmãos independentemente de sua raça e cor,
Livrai-nos de toda forma de escravidão, venha ela de pessoas ou de vícios,
Ajudai-nos a tirar de nossos corações todo e qualquer tipo de maldade,
Ajudai-nos a reconhecer a todos como irmãos e irmãs
Amigo de Deus e da humanidade, concedei-nos as graças
que pedimos do mais íntimo de nossos corações
Ó São Benedito, modelo a admirável de caridade e humildade
Por vosso ardente Amor a Maria Santíssima
que colocou o seu filho Jesus em seus braços,
ensinai-nos a sermos mansos e Humildes de coração
fazendo com que um dia a bondade e a misericórdia
possam reinar plenamente entre nós. Amém.
Glorioso São Benedito, rogai por nós!
As parábolas de Jesus: O filho que diz sim ao Pai
Jesus usou do filho que não queria ir trabalhar mas mudou de ideia para termos certeza da autoridade de Jesus em nossas vidas
Papa recebe em Audiência membros da Fazenda da Esperança
O Santo Padre, Papa Francisco, recebeu nesta manhã (29) membros da Fazenda da Esperança em celebração aos 40 anos de fundação da comunidade.
Acolhimento e proteção é pedido de Comissão para Sínodo
Documento traz luz à falta de proteção e acolhimento a vítimas de vulnerabilidades e busca fomentar discussão durante Sínodo dos Bispos, em outubro de 2023.
Boleto
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.