Neste dia 05 de outubro é celebrada a Festa litúrgica de São Benedito, padroeiro dos escravos e dos cozinheiros. Um santo franciscano muito prestigiado por toda a Igreja, sua devoção é bastante difundida pelo Brasil. Ele é conhecido também como Benedito- o Negro, devido às suas origens africanas. Leia Mais7 curiosidades sobre São Benedito
São Benedito faleceu no dia 04 de abril de 1589, data em que outros países recordam a sua vida. Apesar disso, no ano de 1983, por meio de uma deferência canônica cedida à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Igreja no Brasil passou a comemorá-lo no dia 05 de outubro, seguido do dia São Franciscano.
Foi canonizado pelo Papa Pio VII em 1807 e seu corpo se encontra na Igreja do Convento de Santa Maria de Jesus, em Palermo, na Itália.
Na Igreja os santos possuem suas festas e memórias litúrgicas celebradas no dia de falecimento, considerado, no entanto, não o dia da morte, mas de nascimento para a vida eterna. Apenas o Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo, o nascimento de São João Batista e a natividade da Santíssima Virgem Maria são exceções.
Os negros africanos que vieram para o Brasil, através da influencia dos portugueses, passaram a cultivar a devoção à Nossa Senhora do Rosário, chamada também de Nossa Senhora dos Homens Pretos.
Já no século XVIII nasceram por todo o país as irmandades de São Benedito, compostas por devotos do santo. É por esse motivo que estandartes e bandeiras de congadas e moçambiques fazem referência a São Benedito e à Nossa Senhora.
Ó São Benedito, que encontrastes a verdadeira liberdade
servindo a Deus e aos irmãos independentemente de sua raça e cor,
Livrai-nos de toda forma de escravidão, venha ela de pessoas ou de vícios,
Ajudai-nos a tirar de nossos corações todo e qualquer tipo de maldade,
Ajudai-nos a reconhecer a todos como irmãos e irmãs
Amigo de Deus e da humanidade, concedei-nos as graças
que pedimos do mais íntimo de nossos corações
Ó São Benedito, modelo a admirável de caridade e humildade
Por vosso ardente Amor a Maria Santíssima
que colocou o seu filho Jesus em seus braços,
ensinai-nos a sermos mansos e Humildes de coração
fazendo com que um dia a bondade e a misericórdia
possam reinar plenamente entre nós. Amém.
Glorioso São Benedito, rogai por nós!
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.