Chegamos ao Ano Santo, o ano do Jubileu da Esperança, e para vivenciar este momento Papa Francisco nos convida a sermos verdadeiros Peregrinos de Esperança. Leia MaisPorta Santa da Basílica de Santa Maria Maior é aberta no Jubileu da EsperançaOração do Jubileu: reze junto com padre Antônio Maria
Na bula para o Jubileu de 2025, o pontífice explicou o significado de uma peregrinação, principalmente no ano jubilar.
“Não é por acaso que a peregrinação representa um elemento fundamental de todo o evento jubilar. Pôr-se a caminho é típico de quem anda à procura do sentido da vida. A peregrinação a pé favorece muito a redescoberta do valor do silêncio, do esforço, da essencialidade”.
Desde o primeiro Jubileu em 1300, convocado pelo Papa Bonifácio VIII, a peregrinação tem sido uma manifestação concreta de fé e devoção.
Durante o Jubileu, os católicos podem obter indulgências plenárias, que são perdões dos pecados. Para isso, precisam cumprir certos requisitos, como peregrinar a locais sagrados, incluindo as Portas Santas.
Atravessar as Portas Santas, abertas exclusivamente durante o Ano Santo, simboliza entrar na misericórdia divina.
Peregrinar não é simplesmente sair de um local e ir a outro, é, na verdade, uma oportunidade de conexão com Deus. Ao iniciar sua peregrinação física, o cristão inicia também uma jornada espiritual de renovação, e cada passo dado é acompanhado de uma reflexão, uma oração, uma conversão.
Nossa Senhora nos conduz para vivenciarmos da melhor maneira o Ano Santo, Ela é como um farol que nos mostra Cristo, uma âncora que nos une a Ele, é também uma chama de Esperança, que nos conduz em nosso caminho.
E é por isso que o Papa nos pede para não esquecermos da Virgem Maria durante este Ano Jubilar, ele inclusive reforça o pedido para que os fiéis possam peregrinar até os Santuários e quando forem aos Santuários Marianos, rezarem diante de Nossa Senhora.
“Neste Ano Jubilar, que os Santuários sejam lugares sagrados de acolhimento e espaços privilegiados para gerar esperança. Aos peregrinos que vierem a Roma, convido-os a fazerem uma paragem orante nos Santuários Marianos da cidade a fim de venerar a Virgem Maria e invocar a sua proteção. Estou confiante de que todos, especialmente aqueles que sofrem e estão atribulados, poderão experimentar a proximidade da mais afetuosa das mães, que nunca abandona os seus filhos; Ela que é, para o santo Povo de Deus, «sinal de esperança segura e de consolação»”.
Em Aparecida, o Santuário Nacional e a Basílica Histórica são Igrejas Jubilares, e todos os fiéis estão convidados a serem Peregrinos de Esperança e vir a Casa da Mãe para vivenciar o Ano Santo.
.:: Acesse a página especial a12.com/jubileudaesperanca
Fonte: Bula do Jubileu da Esperança
Papa aos artistas: “transformem dor em esperança e deem voz a quem não tem”
Homilia do Papa destinada aos artistas foi lida pelo cardeal José Tolentino de Mendonça. Papa ainda se recupera de uma bronquite.
Arquidiocese de Aparecida ministra Escola de Fé e Doutrina Social da Igreja
Inscrições podem ser feitas até dia 20 de fevereiro para a escola, que busca promover a formação cristã na sociedade.
Papa Francisco agradece orações e proximidade durante internação
Francisco não rezou o Angelus, mas agradeceu orações e pediu paz, especialmente por regiões em conflito.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.