Espiritualidade

Ladainha de São João Eudes aos Sagrados Corações de Jesus e Maria

Um dos principais Santos da França foi instrumento para a devoção ao Amor do Redentor e a intercessão da Virgem Santíssima

Escrito por Alberto Andrade

19 AGO 2022 - 11H56 (Atualizada em 19 AGO 2022 - 15H20)

Reprodução Facebook

No dia 19 de agosto, a Igreja celebra a memória de São João Eudes, fundador das Congregações de Jesus e Maria e de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor, e também responsável pela introdução da festa pública ao Sagrado Coração de Jesus.

Leia MaisPromessas de Deus para confortar um coração aflitoEntenda os mistérios gloriosos: Assunção e Coração de MariaO nascimento de Eudes, em novembro de 1601, na Diocese de Séez, na Baixa-Normandia na França, foi resultado da prece de seus pais, que pediram intercessão de Nossa Senhora, pois tinham dificuldades em ter filhos. Já adolescente, em 1618 entrou para a Congregação Mariana do colégio, para impulsionar sua devoção a Nossa Senhora.

Após passar dois anos de recolhimento por causa de problemas de saúde, João se encontrou com Maria des Vallées, Serva de Deus e leiga mística, conhecida na região pela sua sabedoria e intimidade com o Senhor. Eudes a escutava com admiração e respeito, recebia seus conselhos com avidez, e os seguia fielmente.

A partir desta experiência, João fundou duas congregações: a de Jesus e Maria, também conhecida como Padres Eudistas, e a de Nossa Senhora da Caridade do Refúgio, que tinham como objetivo o desenvolvimento de sacerdotes zelosos, através de seminários e exercícios espirituais.

São João Eudes ajudou a construir a Sociedade do Coração da Mãe Mais Admirável, dedicando as capelas de seus seminários de Caen e Coutances aos Sagrados Corações.

Em 1648, realizou pela primeira vez a celebração da Festa do Santíssimo Coração de Maria. Quatro anos depois, ordenou que em todas as residências do seu Instituto o Sagrado Coração de Jesus deveria ser celebrado em 20 de outubro.

Salvador Jimenez
Salvador Jimenez

Eudes compôs o Ofício próprio e a Missa das Solenidades, assim, se antecipou a Santa Margarida Maria, que teve suas revelações com o Coração de Cristo em 1674, quando os Bispos locais já tinham aprovado as celebrações oficiais feitas pelo Sacerdote francês. Hoje em dia, essas venerações fazem parte do calendário da Igreja Católica.

Em 1903, o Papa Leão XIII, ao proclamar Eudes como beato, o nomeou como “Autor do Culto Litúrgico do Sagrado Coração de Jesus e do Santo Coração de Maria”, por ter aprofundado de maneira intensa seus estudos teológicos, apresentado as fórmulas precisas de sua inovação, determinado seu sentido prático e litúrgico, para propagar e perpetuar essa devoção.

Eudes morreu em Caen, norte da França, em 19 de agosto de 1680, deixando como legado, diversas publicações de imenso valor teológico, justamente pela clareza e profundidade. O padre francês foi canonizado pelo Papa Pio XII em 1925.

Ladainha aos corações de Jesus e Maria

Para reafirmar essa devoção, São João Eudes atualizou esta pequena ladainha, originalmente escrita por Santa Matilde de Hackeborn no século XIII. É uma bela oração e invoca tanto o Sagrado Coração de Jesus como o Imaculado Coração de Maria, vendo neles um único e unido Coração.

Salve, Coração santíssimo

Salve, Coração mais doce

Salve, Coração mais humilde

Salve, Coração mais puro

Salve, Coração mais devoto

Salve, Coração muito sábio

Salve, Coração mais paciente

Salve, Coração mais obediente

Salve, Coração mais vigilante

Salve, Coração mais fiel

Salve, Coração mais abençoado

Salve, Coração mais misericordioso

Salve, amoroso Coração de Jesus e Maria

Adoramos-te, louvamos-te, glorificamos-te, agradecemos-te;

Amamos-te com todo o nosso coração, com toda a nossa alma, com toda a nossa força;

oferecemos-te o nosso coração, damos-te, consagramo-lo a ti, sacrificamo-lo a ti;

Recebei-o, e possuí-o inteiro, purificai-o, iluminai-o, e santificai-o;

Para que nele possas viver e reinar agora e para sempre. Amém.


Padre Pedro Cunha nos orienta sobre o perdão



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...