Começa o nosso ano da Fé, celebrado e vivido: 2024. A força do poder crer, como Igreja, colore o início do ano civil que ainda acontecerá. Cores do amanhecer, advindas do Ciclo Natalino Litúrgico: Advento, Natal, Epifania, Sagrada Família de Nazaré e Batismo de Jesus. Que alvorada que desfaz escuridões e obscuridades!
Precisamos de boas companhias para um gostoso aproveitamento: vivenciar de fato este Ciclo que renova nossa adesão afetiva de seguidores de Jesus.
Boas companhias, sim. Há que selecioná-las. O mercado se faz um companheiro sedutor e certamente já tomou conta de algumas de suas aspirações. O mercado dos enfeites, dos presentes, a fim de gerar a sensação festiva, abrindo o bolso e a bolsa, enchendo o “celeiro” da Casa.
Boa companhia, temos a escolher que sejam parceiros da luz e da contemplação. Vem à mente imagens do Ciclo Natalino e personagens bíblicas a serem percebidas com carinho: Zacarias que recebe um mensageiro de Deus... e duvida! Maria de Nazaré, desposada de José, que recebe uma incrível Anunciação e aceita a proposta: aconteça! Maria que visita sua velha prima Isabel, surpreendentemente, também ela, grávida. O canto de Zacarias. O pesadelo de José, o amado e pronto para festejar a chegada da noiva Maria em sua casa. José e Maria a caminho de Belém... onde o Menino nascerá.
Impossível pensar “Natal” sem que ressurjam e apareçam, velozes, imagens e lembranças. Evocações da infância, passando pela juventude... Lembranças e evocações dormindo em sua memória acordada. Hoje você em sua casa, na qual Ele também mora. E então? E agora, minha gente? As imagens do verde viçoso, ao natural, dos pinheirinhos. As imagens do presépio em casa, na Igreja e na imaginação: seu desejo!
Mas, enfim, que imagens se desenham em sua memória festiva quando neste tempo deseja viver este Natal? Ah, que boa coisa são os preparativos, cada um colaborando. E se você buscasse imagens para sua serenidade natalina?
Experimente fazer um balanço mental de:
1. Seis músicas que povoarão seu Natal,
2. Três paisagens que acompanharão seus dias, chamando-o à contemplação,
3. Duas histórias sobre “milagres de Natal” que despertem a sensibilidade,
4. Cinco frases que caracterizem seu gosto pelo Mistério do Natal de Jesus,
5. Um desenho coletivo com os de casa ilustrando Natal. Alternativa: um cartaz,
6. Um texto que leva a todos para a verdadeira Luz que brilha no Natal dos que vivem sua Fé.
E pergunte-se:
O que significa para mim a Encarnação de Deus na pessoa de Jesus de Nazaré, nascido de Maria?
Ele veio como Luz, Verdade, Vida e Caminho. Que é mesmo esta Redenção que Ele nos traz?
O Ciclo Natalino é uma oportunidade para viver em família e com outros a alegria do Evangelho que seguimos. Deus nos confia algo muito novo para melhor percebermos o que seja a vida humana vivida no Planeta Terra, nossa Casa Comum. E lembre-se: a bela verdade que Deus concede a cada um de nós é o sentido de viver!
E, para concluir, guarde esta história contada pelo jornalista e escritor uruguaio, Eduardo Galeano:
“Fernando Silva coordena o Hospital de Crianças em Manágua. É véspera de Natal. Em casa esperam Fernando para celebrar a noite santa. Já era tarde. Fernando acabara de inspecionar as áreas do Hospital. Tudo em ordem. Pôs-se a caminho em direção à saída. Na penumbra ouve passos a segui-lo. Uma criança buscava-o. Parou: aproximou-se do menino. Pôs-lhe a mão nos ombros do pequeno.
– DIGA! O menino quase a soluçar: DIGA A ALGUÉM QUE EU ESTOU AQUI”.
Abençoado 2024, vivido na Fé.
Por que é fundamental viver a fé em comunidade?
No Jubileu da Esperança, os cristãos são chamados a fortalecer sua fé e viver o Evangelho. E a Liturgia deste mês nos convida a ser Peregrinos de Esperança.
Jubileu das Comunicações: exposição pede esperança por meio da informação
Evento faz parte do Jubileu do Mundo das Comunicações, que inicia dia 24 de janeiro.
O que a Igreja Católica diz sobre casamento misto?
Igreja Católica reconhece casamentos mistos e valoriza o compromisso com a fé católica na educação dos filhos.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.