Espiritualidade

Você busca a santidade?

Pequenos sacrifícios nos fortalecem na busca pela santificação

Escrito por Laís Silva

16 JAN 2024 - 16H08 (Atualizada em 16 JAN 2024 - 16H45)

Kittirat roekburi / Shutterstock

Todo cristão deve ter em seu coração a consciência de que todos os dias devemos dar passos em direção à santidade, seguir o caminho de Cristo, nos inspirar na vida e história dos santos para ser melhor a cada dia.

Santa Teresinha nos deixou uma lição que serve para nos inspirar a dar passos para a santidade todos os dias.

O que santifica as almas, não é a grandiosidade dos atos, mas a intensidade com que cada ação é praticada, de maneira que uma pequena ação pode converter-se numa grande declaração de amor a Jesus e ao próximo”. Leia MaisComo posso reconhecer a santidade?Rosário: um caminho para a santidade

Não há santidade sem sacrifícios! Quando falamos de sacrifício, lembramos de Cristo sendo crucificado, mas isso não quer dizer que nossos sacrifícios diários têm que se igualar a esse. A lição que Santa Teresinha aprendeu e nos ensinou é a prática de pequenos sacrifícios diários são válidos.

São Josemaria Escrivá dizia que “o teu maior inimigo és tu mesmo”, e se pararmos um momento para refletir essa frase é muito verdadeira. Se me proponho a fazer determinada tarefa e não faço, a culpa é minha. Se me comprometi a mudar meus hábitos e não mudo, a culpa também é minha.

A santidade não é um jogo de tabuleiro que muda conforme jogamos os dados e testamos a nossa sorte, a santidade é feita de atos concretos, de sacrifícios e de fraternidade. São votos inegociáveis!

Não podemos listar o passo a passo para se alcançar a santidade, mas podemos mudar hábitos e todos os dias fazer uma autoavaliação sobre o que temos feito e o que pos fazer de diferente.

Buscamos a santificação diariamente? Veja algumas ações inspiradas na vida dos santos:

Acordar cedo para aproveitar da melhor maneira o dia, contemplar e cuidar da natureza, organizar meu tempo, sem procrastinação.

Rezar mesmo sem vontade, esse é um compromisso de todo o cristão. E por falar em compromisso, devemos também rezar o terço diariamente, é nosso dever.

Fazer com alegria e comprometimento tudo aquilo que você se propôs a fazer.

Elogiar e cuidar de nossos irmãos, sem olhar a quem. Rezar e tratar melhor as pessoas que você não se dá bem.

Esses são alguns hábitos que podem te inspirar a trabalhar a sua busca pela santificação. Aproximar-se de Deus em oração e se inspirar na vida dos santos, também são hábitos que vão te fortalecer nesta busca.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Laís Silva, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...