A partir do Batismo e durante a vida adulta na fé, o Espírito Santo age em nós. Já os dons do Espírito Santo são graças de Deus que nos ajudam a viver a nossa caminhada como Igreja.
Segundo o Catecismo da Igreja Católica, os dons do Espírito Santo são graças permanentes que nos tornam mais dóceis à vontade de Deus. Eles são sete:
“Sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus. Pertencem em plenitude a Cristo, filho de David. Completam e levam à perfeição as virtudes de quem os recebe [...] na obediência pronta, às inspirações divinas.” (CIC 1831).
Esses dons nos santificam e nos ajudam a caminhar na fé, mesmo diante das dificuldades.
No Sacramento do Batismo, o Espírito Santo é derramado sobre nós.
“O Batismo não somente purifica de todos os pecados, como faz também do neófito «uma nova criatura», um filho adotivo de Deus, tornado «participante da natureza divina», membro de Cristo e coerdeiro com Ele, templo do Espírito Santo.” (CIC 1265).
Ou seja, é no Batismo que recebemos o Espírito Santo pela primeira vez, com a graça de uma vida nova em Cristo.

Podemos dizer que um “segundo momento” da ação do Espírito é na Crisma, também chamada de Confirmação. É por meio desse Sacramento que os dons se fortalecem em nós e nos preparam para sermos verdadeiras testemunhas de Jesus.
“A Confirmação completa a graça batismal; ela é o sacramento que dá o Espírito Santo, para nos enraizar mais profundamente na filiação divina, incorporar-nos mais solidamente em Cristo, tornar mais firme o laço que nos prende à Igreja, associar-nos mais à sua missão e ajudar-nos a dar testemunho da fé cristã pela palavra, acompanhada de obras.” (CIC 1316).
Na Crisma, recebemos o Espírito com mais plenitude, como os apóstolos no Pentecostes. É um envio para a missão!
No dia de Pentecostes celebramos o momento em que o Espírito Santo desceu sobre os apóstolos, reunidos em oração com Maria. Foi nesse momento que nasceu a Igreja.
“Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito concedia a eles se expressarem.” (At 2,4).
Mesmo já tendo recebido o Espírito Santo no Batismo e na Crisma, podemos pedir que os dons se manifestem mais claramente em nossa vida.
Para isso, é preciso cultivar uma vida de intimidade com Deus, ou seja, uma vida de oração e buscar os Sacramentos da Eucaristia e da Confissão.
add_box Você sabe o significado da Solenidade de Pentecostes?
Acesse a12.com/pentecostes e confira mais conteúdos sobre o tema
O compromisso da Santa Sé com a proteção de crianças
Santa Sé intensifica esforços na ONU para solucionar o caso das crianças ucranianas deportadas em meio à guerra da Ucrânia, com Papa Leão XIV liderando a ação.
Ciclone atinge a Ásia e comunidade católica acolhe vítimas
Ciclones atingem Sri Lanka, Tailândia e Indonésia, deixam centenas de mortos e mobilizam a Igreja, que acolhe desabrigados e oferece apoio material e espiritual.
Por que um Papa viaja?
Diante da 1ª viagem apostólica do Papa Leão XIV, entenda por que é importante que o Santo Padre faça viagens e encontros com líderes mundiais e fiéis de todo mundo
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.