Estamos aprendendo mais acerca dos 43 dogmas da Igreja, voltados agora para as verdades de fé que dizem respeito ao ser humano.
Vimos, na última vez, que o homem é formado de corpo material e alma espiritual. Hoje buscaremos a compreensão em relação ao dogma:
O pecado de Adão se propaga a todos os seus descendentes por geração, não por imitação.
Todos nós seres humanos viemos a este mundo com o pecado original. “Portanto, assim como por meio de um só homem o pecado entrou no mundo e, pelo pecado, entrou a morte; assim, a morte passou para todos os homens, porque todos pecaram.” (Rm 5, 12)
O Catecismo da Igreja afirma que o primeiro homem perdeu a santidade vinda de Deus para si mesmo e para todos. Ou seja, a natureza humana foi manchada pelo pecado de Adão e Eva e, então, privada da santidade antes da vinda de Cristo.
“Todo o gênero humano é, em Adão, «sicut unum corpus unius hominis — como um só corpo dum único homem» (294). Em virtude desta «unidade do gênero humano», todos os homens estão implicados no pecado de Adão, do mesmo modo que todos estão implicados na justificação de Cristo.” (CIC, 404)
Livres do pecado original
O Sacramento do Batismo apaga a mancha do pecado original e devolve aos homens a proximidade de Deus.
Por isso, embora as crianças sejam puras e isentas de pecado, a Igreja recomenda o batismo para que se tornem filhas de Deus, livres do pecado original herdado por gerações.
“O batismo, ao conferir a vida da graça de Cristo, apaga o pecado original e reorienta o homem para Deus, mas as consequências para a natureza, enfraquecida e inclinada para o mal, persistem no homem e convidam-no ao combate espiritual.” (CIC, 405)
10 temas para preparar as crianças para a catequese em 2026
Listamos temas importantes que introduzem as crianças para a catequese. Saiba assuntos importantes da fé que podem ser ensinados ainda em casa pelos pais.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.