Quando uma igreja nova é construída, precisa passar pelo rito de dedicação (ou sagração), que se trata de uma consagração do templo a Deus.
Por meio da dedicação, o local passa a ser santo e sagrado. Por isso, é um marco na vida da comunidade.
Em 2025, a Basílica de Nossa Senhora Aparecida celebra 45 anos de sua dedicação, realizada em 4 de julho de 1980 por São João Paulo II. Essa data tão especial nos convida a olhar com mais profundidade para o significado desse rito que transforma uma construção em Casa de Deus e morada da comunidade cristã.
O rito é presidido pelo Bispo da Diocese. Durante a celebração, com as luzes desligadas, ele asperge água benta por toda a igreja, para que seja purificada e, ao mesmo tempo, simbolize a misericórdia de Deus.
Logo depois da Liturgia da Palavra e da Ladainha de Todos os Santos, o bispo dispõe sobre o altar as relíquias de santos ou mártires para recordar a entrega de vida daqueles que já alcançaram o céu e deram suas vidas por amor a Cristo.
Nesse momento, o bispo faz a prece de dedicação:
“Igreja feliz, tabernáculo de Deus com o ser humano, templo santo, que se constrói com pedras vivas, firme sobre o fundamento dos Apóstolos, com Cristo Jesus, sua grande pedra angular. Igreja sublime, cidade construída no cimo do monte, visível a todos, a todos radiosa, onde refulge perene a lâmpada do Cordeiro, e, delicioso, ressoa o cântico dos eleitos”, diz um trecho.
Na sequência, é realizada a unção do altar e das paredes com o Óleo do Santo Crisma. O bispo fala:
“O Senhor santifique com sua força este altar e esta casa que vamos ungir, para que expressem, por um sinal visível, o mistério de Cristo e da Igreja.”
Em seguida, ocorre a incensação do altar e da igreja. A fumaça que sobe aos céus representa nossas orações e preces que se elevam ao Pai e reforça. O incenso simboliza também que o lugar deve exalar o perfume de Cristo.
“Suba nossa oração, Senhor, qual incenso diante de vossa face. Assim como esta casa suavemente perfumada, também a vossa Igreja faça sentir a fragrância de Cristo”, pronuncia o bispo.
Após a incensação, a igreja é iluminada, são acesas as velas e as lâmpadas, como sinal de alegria pela luz de Cristo que ilumina a humanidade e brilha no local.
A partir da conclusão dessas partes da celebração, é iniciada a Liturgia Eucarística.
.:: Você já participou alguma vez de um rito de sagração ou dedicação de uma nova igreja? Conte para nós nos comentários!
Fonte: CNBB e comshalom
TV Aparecida celebra 20 anos em audiência com Papa Leão XIV
Arcebispo de Aparecida e missionários redentoristas celebrarão os 20 anos da TV de Nossa Senhora que evangeliza e leva o amor da Mãe Aparecida para muitos lares
Papa: “A força do 'sim' de Maria pode ser o nosso também”
No Angelus da Solenidade da Imaculada Conceição, Papa Leão XIV destaca a graça de Maria e lembra que Deus nos oferece dons, respeitando nossa liberdade de fé.
O "Sim" de Maria nos inspira a viver melhor o Advento
O Portal A12 te convida a refletir sobre a importância do "Sim" de Maria na história da salvação da humanidade. Prepare-se melhor para o Natal com essa reflexão.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.