Sabe- se que a Eucaristia é o centro da fé cristã católica e foi instituída pelo próprio Jesus, que deixou o pão e vinho consagrados, Seu Corpo e Seu Sangue, como nosso alimento espiritual. Leia MaisDogmas da Igreja: a Eucaristia é verdadeiro Sacramento instituído por CristoAlimento divino: a Eucaristia é o Pão que sustenta a vida espiritual
O Catecismo da Igreja Católica (CIC) ensina que a Eucaristia é também um sacrifício de louvor por tudo o que foi criado por Deus.
“A Eucaristia é um sacrifício de ação de graças ao Pai, uma bênção pela qual a Igreja exprime o seu reconhecimento a Deus por todos os seus benefícios, por tudo o que Ele fez mediante a criação, a redenção e a santificação. Eucaristia significa, antes de mais nada, «ação de graças».” (CIC, 1360.)
Para nós cristãos, poder celebrar esse sacramento é uma oportunidade de sermos alimentados espiritualmente por Nosso Senhor para enfrentar os desafios da vida.
Além disso, na celebração eucarística, ou seja, na Santa Missa, em comunidade, expressamos a gratidão e renovamos a comunhão com Cristo.

Em sua Encíclica Ecclesia de Eucharistia, São João Paulo II, no ano de 2003, descreveu a Eucaristia como fundamental para a existência e a missão da Igreja.
“Do mistério pascal nasce a Igreja. Por isso mesmo a Eucaristia, que é o sacramento por excelência do mistério pascal, está colocada no centro da vida eclesial. Isto é visível desde as primeiras imagens da Igreja que nos dão os Atos dos Apóstolos: «Eram assíduos ao ensino dos Apóstolos, à união fraterna, à fracção do pão, e às orações». Na« fração do pão», é evocada a Eucaristia. Dois mil anos depois, continuamos a realizar aquela imagem primordial da Igreja.”
Dessa forma, somos necessitados da Eucaristia, da ação de graças, para vivermos o mistério de fé que nos une a Cristo e faz de cada um de nós testemunhas Dele, que se fez alimento por amor à humanidade.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.