Como Igreja celebraremos neste sábado (14) a Festa da Exaltação da Santa Cruz, que ocorreu pela primeira vez no ano de 335. Leia MaisPor que a Cruz é sinal de amor?As cruzes vividas pela família de Santa TeresinhaSão Bento: A Cruz Sagrada seja a minha Luz
A princípio, a Festa tinha o intuito de comemorar a descoberta de uma relíquia da Vera Cruz. Narra a tradição, que a mãe do imperador Constantino teria achado em uma de suas viagens à Terra Santa.
Na atualidade, podemos afirmar que a celebração ganhou um significado maior no sentindo de se alegrar pela vitória de Jesus Cristo sobre a morte.

Por isso, não diz respeito a se alegrar com a morte de Jesus, como muitos podem pensar, é justamente o contrário, como cristãos nos alegramos pela vida nova em Cristo, pois o Ressuscitado precisou passar pela cruz.
“A Cruz é o significado maior do amor maior, aquele amor com o qual Jesus quer abraçar nossa vida. E ninguém tem mais amor do que aquele que dá a vida por seus amigos, que dá a vida pelos outros[...] é por isso que, quando olhamos para o Crucificado, que é tão doloroso, tão difícil, vemos a beleza do amor que dá a vida por cada um de nós.” (Papa Francisco na Via-Sacra, JMJ Lisboa 2023).
O madeiro se torna, então, a partir da entrega do Filho de Deus, um sinal de amor, de salvação e de vínculo do ser humano com Deus.
Na Encíclica “Deus Caritas Est", publicada no ano de 2005, o então Papa Bento XVI afirmou:
“Na sua morte de cruz, cumpre-se aquele virar-se de Deus contra Si próprio, com o qual Ele Se entrega para levantar o homem e salvá-lo — o amor na sua forma mais radical [...] É lá que esta verdade pode ser contemplada. E começando de lá, pretende-se agora definir em que consiste o amor.
A partir daquele olhar, o cristão encontra o caminho do seu viver e amar.” (parágrafo 12).
No Angelus, Papa afirma: “Nada é impossível para Deus”
No Angelus, Papa Leão XIV recorda que nada é impossível para Deus e chama os fiéis, neste tempo do Advento, a confiarem e serem como pequenas luzes no mundo.
O compromisso da Santa Sé com a proteção de crianças
Santa Sé intensifica esforços na ONU para solucionar o caso das crianças ucranianas deportadas em meio à guerra da Ucrânia, com Papa Leão XIV liderando a ação.
Ciclone atinge a Ásia e comunidade católica acolhe vítimas
Ciclones atingem Sri Lanka, Tailândia e Indonésia, deixam centenas de mortos e mobilizam a Igreja, que acolhe desabrigados e oferece apoio material e espiritual.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.