Ao pensar na palavra catequese, muitas vezes associamos às crianças e jovens que se preparam para a Primeira Eucaristia e Crisma, mas esquecemos que, além da catequese para adultos, ao longo de nossas vidas devemos buscar ser formados e conhecer sempre mais sobre a Santa Igreja e nossa fé.
A catequese não é apenas um período com começo e fim, mas um itinerário que nos ajuda a amadurecer na fé e a viver o Evangelho de forma concreta.
Algumas pessoas podem questionar se podem fazer novamente a catequese ou se precisam renovar o percurso catequético trilhado.
Também nesses casos é preciso recordar que a catequese não termina quando recebemos os sacramentos. Ela é um processo contínuo, que nos acompanha ao longo de toda a vida.
Ou seja, assim como buscamos aprender mais sobre tantas coisas — seja na escola, no trabalho ou em nossos interesses pessoais —, precisamos alimentar nosso relacionamento com Deus e nosso conhecimento acerca Dele.
Na Igreja, encontramos muitos caminhos para continuar essa formação: pastorais, movimentos, grupos de oração, leituras espirituais ou de documentos da Igreja, estudos bíblicos, retiros, cursos e, principalmente, a vivência dos sacramentos.
Cada Santa Missa, cada meditação da Palavra de Deus, cada partilha fraterna é uma oportunidade de crescer na fé e aprofundar nossa compreensão sobre o amor de Deus por nós.
A catequese permanente é um convite para nos tornarmos discípulos sempre aprendizes, que buscam cada dia mais conhecer e viver os ensinamentos de Jesus.
Não importa a idade ou a fase da vida em que estamos — sempre podemos aprender algo novo.
add_box Catequista: saiba os documentos indispensáveis para sua missão
Domingo da Misericórdia: a paz de Cristo nos envia em missão
Neste tempo pascal celebramos o domingo da misericórdia e a liturgia da Palavra suscita em nós também a ‘ressurreição’ com Cristo.
Os presbíteros amigos do Papa Francisco
Confira dois testemunhos de religiosos brasileiros e suas amizades com o Papa Francisco.
Santos que espalharam a misericórdia no mundo
Os santos que viveram o amor de Deus no cotidiano nos inspiram a viver também a misericórdia.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.