História da Igreja

Rádio Vaticano: A Rádio do Papa

Desde 1931, a Rádio Vaticano leva a voz do Papa ao mundo, unindo fé, informação e evangelização por meio da comunicação. Confira!

Linkedin

Escrito por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R.

23 JUN 2026 - 07H20 (Atualizada em 23 JUN 2026 - 07H48)

Cristâ surachat/Adobe Stock

Entre 1870, quando se deu a perda dos Estados Pontifícios no processo de Unificação Italiana, até 1929, a Igreja viveu a chamada “Questão Romana”. O Papa se considerava um prisioneiro dentro da Vaticano e de lá pouco saia. Durante o Pontificado de Pio XI, foi assinado o Tratado de Latrão (1929), com a concordata que normalizava as relações da Igreja com o Estado Italiano.

Em 1930, o Papa Pio XI encarregou o engenheiro italiano Guilherme Marconi de construir uma estação de rádio a fim de poder se comunicar livremente além-fronteiras, falando aos católicos do mundo, mesmo naqueles lugares onde os regimes totalitários impediam os católicos de viverem livremente sua fé.

Em 1931, foi então inaugurada a Rádio Vaticano que servindo-se dos melhores recursos técnicos de então se tornou a “voz do Papa”.

Ralf/Adobe Stock Ralf/Adobe Stock Logotipo da Rádio Vaticano sobre um teclado de computador

Com o advento da II Guerra Mundial (1939-1945), o rádio de um modo geral e a Rádio Vaticano transformaram-se num meio de apoio essencial à resistência, com livre circulação de informações, apesar das censuras e tentativas de interferências. Naquele tempo, a maioria dos que trabalhavam na redação da Rádio eram sacerdotes jesuítas e a programação já era transmitida em oito línguas.

Com o passar das décadas a rádio experimentou um continuado processo de evolução. Em 1957, foi inaugurado o Centro de Transmissão pelo Papa Pio XII, conjunto giratório de antenas, que possibilitou diferentes transmissões voltadas para a África, América Latina e Ásia.

Em 1958, foram construídos novos estúdios e organizados novos escritórios e áreas de produção para fazer frente ao contínuo desenvolvimento da Rádio que dedicou mais de 03 mil horas de transmissões, em 30 línguas diferentes durante o Concílio Vaticano II (1962-1965).

O pontificado de Papa Paulo VI marcou o tempo das grandes viagens apostólicas internacionais que se intensificaram com João Paulo II e com os pontificados seguintes. A Rádio Vaticano tornou-se, assim, itinerante junto com o Pontífice, ampliando seus horizontes e suas relações internacionais. Viagens e coberturas marcantes se deu com as viagens do Papa João Paulo II ao Brasil em 1980, 1992 e 1997; com a presença de Bento XIV em 2007 e do Papa Francisco em 2013.

Avanços tecnológicos e novas possibilidades

A moderna tecnologia levou a uma rápida transformação das atividades da radiodifusão, oferecendo melhores alternativas e novas possibilidades. Ao lado das tradicionais Ondas Curtas e Médias, a década de 1990, ofereceu um salto de qualidade com as transmissões via satélite e com o avanço da Internet e da tecnologia digital.

As décadas de 1990/2000 marcaram o aumento considerável do número de emissoras de todos os tipos e dimensões, sobretudo católicas, em várias partes do mundo. Os programas da Rádio Vaticano passam a ser transmitidos num número maior de idiomas chegando agora a 52 línguas distintas. No ano 2005, já eram mais de mil emissoras em todo o mundo.

A Rádio Vaticano se transformou numa excelente fonte de informações repassando as informações sobre as atividades da Igreja e do Santo Padre para emissoras e plataformas de todas as partes do mundo. Desta forma é que se fez a cobertura dos acontecimentos e grandes eventos ligados ao jubileu do Ano 2000.

O fim da primeira década do século XXI proporcionou a criação de um Centro Integrado unindo jornal, rádio, TV e a área multimídia do Vaticano. Com a colaboração mais estreita e com a sinergia entre os membros do grupo passam a ser produzidos e divulgados uma ampla gama de conteúdos em formatos próprios para cada veículo da rede.

Nos últimos anos as transmissões em tecnologia digital possibilitaram grande ramificação de distribuição, com a utilização de newsletters, podcasts e contribuições em áudio e vídeo.

Hoje são quase 12 mil horas de transmissão por ano, incluindo transmissões ao vivo, programas informativos, litúrgicos e musicais. E a pioneira Rádio Vaticano segue firme e forte em sua missão, retransmitindo sua programação em 52 idiomas, levando todos os dias as palavras do Evangelho e a voz do Papa ao mundo inteiro.

Annamorphosis/Adobe Stock  Annamorphosis/Adobe Stock Microfone de Rádio em um estúdio

O Programa Brasileiro e a presença redentorista

Depois de 27 anos de fundação da Rádio Vaticano (1931), nasceu o “Programa Brasileiro” no dia 12 de março de 1958. Juntamente com outros programas ele integra o universo de países e comunidades abrangidos pela emissora do Papa, atingindo o Brasil e outros países lusófonos, graças, sobretudo, às plataformas digitais, mas mantendo os meios tracionais de comunicação.

Com a criação das redes de rádio em todo o Brasil, como a Rede Católica de Rádio, que teve durante muitos anos sua programação jornalística e religiosa sustentada pela Rádio Aparecida ou pela Rádio Difusora de Goiânia, ambas ligadas aos Missionários Redentoristassucedida em 2016 pela Rede Aparecida de Rádio (RAR) e Signis Brasil somadas às inúmeras rádios e redes espalhadas por todo o país, a “Rádio do Papa” pode ser ouvida no Brasil, com 03 programas diários colocados à disposição das emissoras e dos ouvintes.

Nas cerimônias pontifícias e catequeses que ocorrem na Praça São Pedro, na Basílica Vaticana, em outras igrejas de Roma, como também em suas viagens Apostólicas, o Programa Brasileiro está sempre presente com uma cobertura especializada, graças a uma enxuta, mas eficiente equipe de comunicadores.

Elemento de destaque da programação brasileira da Rádio Vaticana foi sempre a presença colaborativa de Missionários Redentoristas, seja como parte de sua coordenação, nas transmissões feitas pela rádio ou na cobertura de eventos marcantes da Igreja no Brasil como as Assembleias da CNBB que são realizadas em Aparecida (SP) desde 2011. Para recordar essa parceria recordamos sua colaboração com programas e programetes apresentado pela emissora. Em tempos passados aqui atuou os padres Ronoaldo Pelaquim, Pe. Rafael Vieira e Pe. Luís Carlos de Oliveira, presenças constantes em sua programação, como na atualidade está o Pe. Inácio Medeiros, do Instituto Histórico Redentorista. 

.:: Leia também: Rádio Aparecida homenageia a Rádio Vaticano pelos seus 90 anos

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. , em História da Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...

Enviar por e-mail