Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Por Pe. Antônio Queiroz, C.Ss.R (in memoriam) Em Histórias de Vida

O padrinho de batismo e a vela

Certa vez, um senhor foi convidado para ser padrinho de batismo. Ele procurou fazer tudo direitinho. Vestiu o terno, pôs a gravata e foi para a igreja.

No início, o padre deu uma vela para ele segurar. Ficou segurando a vela.

Após o rito principal, o da água, o padre pediu para ele acender a vela no Círio Pascal. Ele ascendeu.

Terminada a celebração, o padre perguntou a ele: “Por que você está segurando esta vela?” O pobre homem se enroscou todo. Olhou para a vela, olhou para o padre, deu um sorriso amarelo e disse: “Para dizer a verdade, sr. Padre, eu não sei”.

O padre lhe explicou o sentido da vela, e por que o padrinho a segura. Ela representa a Vida Nova que a criança acaba de receber de Cristo, representado no Círio Pascal. E o padrinho é o fiador da formação religiosa inicial daquela criança.

Muitos cristãos aceitam ser padrinhos de muitas e muitas crianças, e nem se lembram, ou não sabem, da responsabilidade que assumem. Eles são como estepe: Se os pais não ensinarem ao filho ou à filha os primeiros passos da fé, os padrinhos têm obrigação de fazê-lo, senão terão de prestar contas a Deus.

São os pais e os padrinhos que mantêm acesa a fé da criança, até o dia feliz da Primeira Comunhão, e da Crisma. A partir daí, é o adolescente que a segura, mas eles continuam vigilantes, dando-lhe a mão quando preciso. Se os padrinhos fizerem isso, receberão de Deus um grande prêmio no Céu.

Escrito por:
Padre Antônio Queiróz dos Santos (Pe. Antônio Queiroz, C.Ss.R)
Pe. Antônio Queiroz, C.Ss.R (in memoriam)

Missionário redentorista, recolheu ao longo de seu ministério centenas de histórias que falam de forma simples e popular da fé e das realidades do povo de Deus.

3 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Queiróz, C.Ss.R., em Histórias de Vida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...