Por Eduardo Gois Em Igreja Atualizada em 11 ABR 2019 - 15H03

Bíblia para crianças é ferramenta de aproximação inicial com Deus

Editora Santuário
Editora Santuário

As histórias Bíblia podem ser contadas de várias formas, seja por meio da própria Bíblia Sagrada, pela oralidade, em homilias durante as missas... Mas também podem ser contadas com técnica e didática para públicos específicos, como, por exemplo, as crianças.

Foi no que pensou a Editora Santuário, ao iniciar o projeto Bíblia para crianças, com textos de Goretti Dias e ilustrações de Veruschka Guerra. Disponível no site da Editora Santuário, as histórias começaram a ser escritas há muito tempo dentro da memória da autora.

Memórias muito remotas, retomam os tempos em que a autora, ainda criança, foi morar com o avô ateu. “O vovô era um velhinho muito forte e generoso, mas costumava ser teimoso quando o assunto era religião, questionando com frequência a existência de Deus e das histórias contadas na Bíblia. Assim, passei parte de minha infância não deixando passar despercebida nenhuma questão, corria logo para o vigário da paróquia de meu bairro, em busca das respostas para ele”, conta Goretti, já no prefácio da publicação.

A autora conta que, da parte de seu avô, não pôde saber ao certo o quanto as histórias bíblicas modificaram sua relação com Deus, mas é fato que o flagrou comprando uma Bíblia e lendo-a quase todas as noites. “Quanto a mim, entendi o quanto é decisivo na formação de uma criança que sejam tecidos valores religiosos e uma relação de proximidade e amor com Deus”, conta.

Não menos que o texto sobre as principais passagens bíblicas, o desenho é tarefa primordial nessa empreitada de ensinar e entreter os pequeninos. Para Veruschka, Ilustrar livros para crianças é sonho realizado. “Ver as carinhas curiosas, divertidas e encantadas que fazem ao abrir um livro é delicioso. Todos os dias, ao começar meu trabalho, tenho em mente também a responsabilidade do que estou levando a cada uma, através dos desenhos”, explica.

A inspiração vem das delicadezas do dia a dia, sorrisos, olhares, vem também da natureza. “Além disso, vem das músicas que me toquem o coração e em memórias do que já vivi. Além de muita pesquisa direcionada ao tema”.

De acordo com a ilustradora, o desenho é naturalmente uma das formas mais claras de comunicar algo. “A própria escrita, cada letrinha, é um símbolo desenhado. Símbolos que juntos formam uma mensagem”.

Estímulo à criatividade

Na avaliação de Veruschka, o desenho torna possível o que é considerado impossível de realizar. “E a base da criatividade é essa: criar possibilidades para a vida, antes não imaginadas. E isso é essencial ao desenvolvimento do ser humano.

A bíblia infantil é ferramenta de aprofundamento da fé

Cada trecho foi pintado e escrito imaginando uma mãe ou um pai lendo, uma cena da catequese onde são levadas essas histórias e apresentados os personagens bíblicos para criancinhas de forma simples e coerente fazendo ligações entre cada um deles. “Esta Bíblia é o princípio, a apresentação a elas de um imenso e divino amor”, acrescenta Veruschka.

A linguagem infantil também já é fonte de imensa experiência para Goretti que afirma estar confortável sempre que uma criança faz uma pergunta, mas quando um adulto é quem faz,esta linguagem inicial, direcionada para crianças, ainda assim pode ser muito útil a um adulto. “Depois que passei a trabalhar como psicóloga de jovens e adultos, percebi que a linguagem simples e simbólica ainda era a que mais falava a seus corações”.

Os pequeninos agora tem uma fonte ou instrumento de aproximação com Deus ao ler a Bíblia para crianças, porque as introduções de cada história trazem conteúdos lúdicos e atuais. “Para aproximar Deus, o ensinamento de Jesus na vida de uma criança é necessário torná-Lo presente e ativo em suas vidas e desejo ser para os pais, educadores, catequistas um facilitador de encontros e aprendizados em torno do sagrado”, conclui.

Adquira a Bíblia para Crianças nas Livrarias Santuário, pelo site ou pelo telefone 0800 16 0004.

.:: Acesse a Bíblia online

3 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Eduardo Gois, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.