Por Redação A12 Em Igreja

Catedral da Sé comemora padroeira Nossa Senhora da Assunção

A Catedral da Sé, a igreja mais conhecida na capital paulista, comemora neste fim de semana a sua padroeira, Nossa Senhora da Assunção. A festividade central ocorre no domingo (21), com missas às 9h, 11h e 17h. 

 Catedral da Sé

História

Celebrar a padroeira dessa imponente igreja faz recordar a história do catolicismo na capital econômica do Brasil. A construção originária da Catedral da Sé foi uma simples igrejinha, em 1591, feita apenas de barro e palha. Essa pequena igreja permaneceu por cerca de 150 anos para, somente em 1745, ser elevada à categoria de catedral. A construção dessa primeira igreja teve início anos antes, em 1554, com a missão jesuítica. Esses fatos deram origem ao povoado que originaria a cidade de São Paulo. 

A atual Catedral da Sé foi inaugurada em 25 de janeiro de 1954, por ocasião das comemorações do IV centenário de fundação da cidade de São Paulo, e foi dedicada em setembro, durante o I Congresso Nacional da Padroeira do Brasil, realizado entre São Paulo e Aparecida. 

Com 111 metros de comprimento, 46 metros de largura e 65 metros de altura (com exceção das torres), a atual Catedral foi idealizada para substituir a antiga Igreja da Sé, de 1612, bastante deteriorada pelo tempo.

Foto de: reprodução Facebook. 

imagem-assuncao_detalhe

Nova imagem da padroeira da
Catedral da Sé foi produzida
em cinco meses de trabalho. 

Padroeira - No último domingo (14), foi entronizada e abençoada a nova imagem de Nossa Senhora da Assunção. Esculpida exclusivamente para a Catedral a peça sacra era aguardada com expectativa. “ Há muito tempo a Catedral da Sé acalentava em ter uma imagem bonita e de valor artístico", afirmou padre Luiz Eduardo Pinheiro Baronto, Cura da Catedral Metropolitana. 

A nova imagem esculpida em madeira cedro com policromia, possui pouco mais de um metro e foi produzida por Carlos Calsavara, artista plástico da cidade de São João Del Rei (MG) em cinco meses de trabalho. 

LEIA MAIS: 

:: Quer saber como surgiu a devoção a Nossa Senhora da Assunção? Leia o artigo da Academia Marial ::

:: Reze também a oração de Nossa Senhora da Assunção :: 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.