Igreja

Catequistas brasileiros serão instituídos na 61ª Assembleia Geral da CNBB

O Ministério de Catequistas será conferido a catequistas de dezenove regionais

Escrito por Redação A12

01 ABR 2024 - 14H03 (Atualizada em 01 ABR 2024 - 15H10)

Giorgio G/ shutterstock

Entre os dias 10 e 19 de abril, será realizada a 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP). Leia MaisCNBB organiza formações para catequistas em 2024Catequistas e pais: principais introdutores à vida cristã

Dentro da programação do evento, no dia 13 de abril, haverá o Rito de Instituição do Ministério de Catequistas para agentes da Pastoral da Catequese dos dezenove regionais durante a Santa Missa, no Santuário Nacional.

Nesse sentido, na próxima quarta-feira (03), às 19h30, ocorrerá uma live com um momento de troca de experiências entre os catequistas que serão instituídos. Para acompanhar, basta acessar o canal do YouTube da CNBB.

Ministério de Catequistas

O Papa Francisco institui o Ministério de Catequistas com o motu proprio Antiquum Ministerium, do dia 10 de maio de 2021. Nesse sentido, destacou que o ministério fosse conferido a pessoas com determinadas qualidades:

“Homens e mulheres de fé profunda e maturidade humana, que tenham uma participação ativa na vida da comunidade cristã, sejam capazes de acolhimento, generosidade e vida de comunhão fraterna”.

Com isso, o Santo Padre designou às Conferências Episcopais a indicação dos critérios e o itinerário formativo para ser concedido o ministério. Aqui, no Brasil, a Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB produziu um material que vai ao encontro do desejo do Papa.

O texto foi aprovado na 59ª Assembleia Geral da CNBB, no ano de 2022, e tem como título “Critérios e Itinerários para a Instituição do Ministério de Catequista”. Além disso, a CNBB se preocupou em traduzir do “Rito da Instituição de Catequistas”, preparado pelo Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.

Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...