A Capela Sistina, no coração do Vaticano, está sendo preparada para um momento decisivo na história da Igreja: o Conclave.
A partir de quarta-feira, 7 de maio, os olhos do mundo estarão voltados para a pequena chaminé instalada no telhado da capela. Dela sairá a fumaça que sinaliza se os cardeais chegaram ou não a um acordo sobre o novo Papa, única sinalização que o mundo externo possui sobre suas decisões.
Na manhã de sexta-feira (2), imagens do Vatican Media mostraram os bombeiros da Cidade do Vaticano posicionando a tradicional chaminé.
Ela está ligada a duas estufas no interior da capela, que produzirão a fumaça preta, indicando que ainda não há um eleito, ou a branca, confirmando a escolha do novo Sucessor de Pedro.
Enquanto a Capela Sistina é adaptada para o Conclave, permanece fechada ao público desde o domingo anterior. Os trabalhadores seguem instalando o sistema de som, o novo piso e os demais elementos técnicos necessários. Durante as sessões, não haverá tradução simultânea. Toda a liturgia e o juramento dos cardeais acontecerão em latim.
Os cardeais eleitores se reunirão em oração e silêncio, iniciando a sessão com a procissão e o juramento solene. Depois, ouvirão a pregação do cardeal Raniero Cantalamessa, pregador emérito da Casa Pontifícia. Em seguida, acontece a primeira rodada de votação.
Ainda não há detalhes sobre os quartos dos cardeais na Casa Santa Marta, antiga residência do Papa Francisco. A expectativa é que os alojamentos sejam definidos por sorteio. Testes com a fumaça também podem ocorrer nos próximos dias.
O momento é de oração e expectativa para os católicos de todo o mundo, especialmente aos fiéis que desejam acompanhar mais de perto os próximos caminhos da Igreja.
:: Santos para interceder pela preparação do Conclave
Fonte: Vatican News
10 temas para preparar as crianças para a catequese em 2026
Listamos temas importantes que introduzem as crianças para a catequese. Saiba assuntos importantes da fé que podem ser ensinados ainda em casa pelos pais.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.