Igreja

Conclave: Que se calem as especulações e chegue ao Senhor a nossa prece!

Pablo Vinícius Reis Moreira, C.Ss.R. (Gustavo Cabral/ A12)

Escrito por Diác. Pablo Vinícius Reis Moreira, C.Ss.R.

06 MAI 2025 - 07H28 (Atualizada em 13 MAI 2025 - 09H32)

Reprodução/ Vatican News

Com a morte do Papa Francisco, os preparativos para o Conclave ganharam as manchetes dos principais veículos de comunicação mundo afora. É a primeira vez que o mundo multiconectado vive a escolha do futuro Bispo de Roma. Lamentavelmente, muitos agora vivem de especulações infundadas e ostentam uma série de critérios “sem pé nem cabeça”.

Com o advento das redes sociais, muitos se apresentam como especialistas no assunto, apontando para este ou aquele cardeal tido como “favorito”, rotulando-o de progressista, moderado ou conservador. Diante disso, entende-se que certas hipóteses, dentro e fora da Igreja, estão indo longe demais e, pasmem: apostas milionárias e games tentam adivinhar quem será o futuro sucessor de São Pedro.

São muitos aqueles que ignoram ou desconhecem por completo o papel do Espírito Santo na vida da Igreja. Preocupam-se demasiadamente com questões acidentais ou de poder e sequer mencionam a ação do Espírito vivificante e animador da Igreja. Em tempos de novidade, ou de conflito de ideias, ou de crise, o acidental costuma se sobrepor ao essencial e ao verdadeiro!

Reprodução/ Vatican News
Reprodução/ Vatican News

Com a vacância da Sé Apostólica, cabe-nos, em primeiríssimo lugar, rezar pelo descanso eterno do Papa Francisco — reconhecendo a força e a eficácia do seu magistério pontifício — e, claro, dirigir ao Senhor, Deus da vida, orações sinceras pela eleição do novo Sumo Pontífice. Em suma: toca-nos rezar, rezar e rezar!

Não é nossa tarefa sermos agora “cartomantes” das coisas que cabem ao Espírito Santo. Devemos, pois, colocar-nos, humildemente, na presença de Deus e implorar que aquele mesmo Espírito, que “renova a face da terra”, conduza a Igreja pelos caminhos traçados pelo Evangelho, ilumine as decisões a serem tomadas com prudência e docilidade à vontade divina e purifique os interesses que podem danar a unidade eclesial.

Os cardeais eleitores são Igreja, assim como todos os batizados também o são. Eles desejam, vivamente, ser acompanhados com a força da nossa oração e sustentados com aquela unidade que brota da fé recebida no dia em que renascemos da água e do Espírito. Afinal, somos um só corpo e um só Espírito!

Por isso, desejosos, clamamos: Vem, Espírito Santo! Vem e dai-nos o Papa que vos agrade!

Reze com o Diácono Pablo, pedindo a unidade dos cristãos diante da escolha do novo pontífice


.:: Reze também pela sabedoria dos Cardeais no Conclave


Escrito por:
Pablo Vinícius Reis Moreira, C.Ss.R. (Gustavo Cabral/ A12)
Diác. Pablo Vinícius Reis Moreira, C.Ss.R.

Natural de Dores de Campos (MG), desde 2013 é seminarista da Congregação do Santíssimo Redentor. É bacharel em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (SP). Atualmente está cursando teologia no Instituto São Paulo de Estudos Superiores (ITESP), em São Paulo (SP), preparando-se para o sacerdócio ministerial.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...