Por Redação A12 Em Igreja Atualizada em 06 NOV 2019 - 09H29

Diocese vacante de Santarém (PA) é elevada a Arquidiocese e ganha novo Bispo

Reprodução/Arquivo Pessoal
Reprodução/Arquivo Pessoal


O Papa Francisco erigiu a Província Eclesiástica de Santarém (PA). Com este ato, elevou a então diocese paraense a sede metropolitana.

Foi nomeado como primeiro Arcebispo da Arquidiocese de Santarém (PA) Dom Irineu Roman, até então bispo titular de Sertei (Argélia) e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém do Pará (PA). A nova Província Eclesiástica terá como sufragâneas (que integram a nova arquidiocese):

Diocese de Óbidos (PA);

Prelazia de Itaituba (PA);

Diocese do Xingu-Altamira (PA);

E a nova Prelazia de Alto Xingu-Tucumã (PA), criadas neste mesmo dia.

A Igreja Particular de Santarém foi erigida canonicamente como prelazia territorial de Santarém, em 21 de setembro de 1903, com territórios desmembrados da então diocese de Belém do Pará. A elevação a diocese foi em 16 de outubro de 1979, por São João Paulo II.

Leia Mais Prelazia de Borba é reflexo da realidade que o Sínodo quer refletir

O território se estende por 171.906 quilômetros quadrados. São 23 paróquias, 18 áreas pastorais e duas áreas missionárias distribuídas nos municípios de Almeirim, Aveiro, Belterra, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Monte Dourado e Prainha, todos no estado do Pará.

Santarém será, a partir de agora, a segunda Arquidiocese no regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Dom Irineu Roman

Nomeado pelo Papa Francisco na quarta-feira (05), o prelado é natural de Vista Alegre do Prata (RS). Nasceu no dia 10 de agosto de 1958. Religioso da Congregação de São José – Josefinos de Murialdo, foi ordenado presbítero em 1º de janeiro de 1990 e bispo em 19 de março de 2014.

Dom Irineu é atualmente bispo referencial da Pastoral do Turismo e secretário do regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.