Por Redação A12 Em Igreja Atualizada em 29 MAI 2018 - 09H36

Dom Darci Nicioli toma posse na Arquidiocese de Diamantina (MG)

Posse de Dom Darci em Diamantina Foto: Andrea Moroni

Foto: Andréa Moroni

 

A Arquidiocese de Diamantina acolheu no último domingo (22), dia em que a Igreja celebrou a Solenidade da Santíssima Trindade, o seu novo Arcebispo, Dom Darci José Nicioli.

Centenas de fiéis saudaram o novo arcebispo durante a celebração de posse que aconteceu na Praça da Catedral Metropolitana de Diamantina.

Em sua homilia de início de ministério, Dom Darci falou do amor, da misericórdia de Deus e das convicções que orientação sua ação pastoral na centenária Arquidiocese de Diamantina:

Posse Dom Darci Arquidiocese de Diamantina Foto: Andrea Moroni

D. Darci toma posse como Arcebispo
de Diamantina (MG).

“Se Deus é amor, misericórdia infinita, então toda pessoa e todas as criaturas merecem ser respeitadas em sua dignidade. Nenhuma forma de vida, o homem ou mulher pode ser considerado indigno de existir, pois toda manifestação de vida é reflexo da sabedoria de Deus. Ainda que seja uma vida pequenina e severina é vida e precisa ser respeitada em sua dignidade. Essas são convicções que motivam o meu coração de pastor e, lhes digo, convicções que orientarão o conteúdo programático do ministério pastoral que hoje inicio nesta histórica e mais que centenária Igreja particular de Diamantina”, afirmou.

O Arcebispo destacou que é dever do bispo pastor é ajudar a Igreja local a encarnar o Evangelho no coração de seu povo também salientou o significado de iniciar seu ministério em Diamantina na Solenidade de Santíssima Trindade.

“Temos a garantia de que a Igreja é obra de Deus e, portanto não estamos sozinhos. A Trindade Santa age na Igreja e no mundo. O Pai envia seu Filho com a missão de restaurar o que se perdeu. Por sua vez, o Filho nos mostra o rosto compassivo e misericordioso do Pai. Agora, em nosso tempo, somos possuídos pelo Espírito que continua agindo em nós sua Igreja”, afirmou.

O Núncio apostólico no Brasil, dom Giovanni d'Aniello parabenizou Dom Darci Nicioli e agradeceu Dom João Bosco Oliver de Faria pelos anos de dedicação e trabalho a Arquidiocese de Diamantina.

nova

Ao final da celebração, o Cardeal Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno afirmou a Arquidiocese de Aparecida se alegra em entregar a Diamantina um pastor dinâmico e zeloso.

“Dom Darci certamente fará um pastoreio muito fecundo nesta arquidiocese com a colaboração do seu presbitério e de todos os seus fiéis. Um grupo numero veio da Arquidiocese de Aparecida, entre padres, religiosos, seminaristas e leigos, para acompanhar Dom Darci nesta celebração. Partiremos amanhã, mas continuaremos unidos em nossas preces e orações”, afirmou.

Arquidiocese de Diamantina - Criada em 1854, a Arquidiocese de Diamantina está entre as 12 primeiras dioceses do Brasil e se tornou arquidiocese em 1917.

Com uma extensão linear de quase 800 quilômetros, a Arquidiocese de Diamantina é composta por 55 paróquias espalhadas em 34 municípios. 

A nomeação de Dom Darci para a Arcebispo de Diamantina aconteceu no dia 9 de março deste ano, quando o Papa Francisco acolheu a renúncia de Dom João Bosco Oliver de Faria. Dom Darci Nicioli é o nono bispo e oitavo arcebispo de Diamantina.

Fonte: Andréa Moroni

5 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.