Por Redação A12 Em Igreja Atualizada em 19 JUL 2020 - 09H43

Morre Dom Henrique Soares da Costa


Reprodução/ Diocese de Palmares (PE)
Reprodução/ Diocese de Palmares (PE)


Morreu neste sábado (18), Dom Henrique Soares da Costa
, bispo diocesano de Palmares (PE), internado com Covid-19 no Hospital Memorial São José, em Recife (PE), desde o dia 04 de julho. O bispo encontrava-se entubado há dois dias, devido ao cansaço causado pelas dificuldades respiratórias ocasionadas pelo coronavírus.

Biografia

Dom Henrique nasceu no dia 11 de abril de 1963, em Penedo (AL). Aos 18 anos de idade, ingressou no seminário de Maceiro e em 1984 concluiu o bacharelado em Filosofia pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). No período de 1985 a 1989, foi noviço no Mosteiro de São Bento, na cidade do Rio de Janeiro, e no mosteiro Trapista de Nossa Senhora do Novo Mundo.

Regressou para o Seminário de Maceió em 1990, onde iniciou a faculdade de Teologia. No ano seguinte, foi para Roma e concluiu a Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, com mestrado em Teologia Dogmática.

Foi ordenado sacerdote no dia 15 de agosto de 1992. Como sacerdote, foi reitor da Igreja Nossa Senhora do Livramento, em Maceió, de 1994 a 2009 . Foi também professor de Teologia no Seminário Provincial de Maceió e no Curso de Teologia do Centro de Estudos Superiores de Maceió, no Instituto Franciscano de Teologia, em Olinda (PE), e no Instituto Sedes Sapientiae, no Recife.

Foi membro do Conselho Presbiteral da Arquidiocese de Maceió, do Cabido Metropolitano e do Colégio de Consultores. Ainda foi vigário episcopal para os leigos, coordenador da Comissão de Formação Política, responsável pelos diáconos permanentes e pela escola diaconal arquidiocesana.

Em 1º de abril de 2009, foi nomeado pelo Papa Bento XVI como bispo auxiliar da arquidiocese de Aracaju. Foi ordenado bispo no dia 19 de junho de 2009, por Dom Antônio Muniz Fernandes, Arcebispo de Maceió. Seu lema episcopal era “In Christo Pascere” – “Apascentar em Cristo”.

No dia 19 de março de 2014, o Papa Francisco o nomeou Bispo da diocese de Palmares (PE). Na Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2), era presidente da Comissão Regional Pastoral para Cultura e Educação.

Também foi membro do Conselho Presbiteral da arquidiocese de Maceió, coordenador da Comissão de Educação Política, articulista em vários jornais da cidade de Maceió, do Jornal da Cidade, em Aracaju e editorialista e articulista do jornal arquidiocesano O Semeador, em Maceió.

Ele foi bispo titular de Acúfida e auxiliar e vigário geral de Aracaju, desde 2009. Apresentou o programa dominical Hora Católica, pela Rádio Cultura de Sergipe, foi bispo referencial para os Religiosos da Regional Nordeste III da CNBB, vice-presidente da Região Pastoral Sergipe do Regional Nordeste III.

Desejamos que, pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida, Deus o acolha em Sua infinita Misericórdia.

Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.