Por Elisangela Cavalheiro Em Igreja Atualizada em 09 SET 2019 - 16H41

Fátima: Altar do mundo

fatima_12

Fátima: Altar do mundo


O apelo da Mensagem de Fátima é o convite de Nossa Senhora do Rosário para que todas as pessoas se aproximem de Deus pela oração, especialmente a oração do Rosário.

Sua mensagem manifestada aos Pastorinhos ganhou o mundo, e hoje, naquele mesmo lugar, na Cova da Iria, um grande espaço evangelizador surgiu para receber os milhões de peregrinos que lá buscam conforto espiritual, reanimar a fé e curar os males do corpo e da alma. 

Fátima é singular. Ao chegar a este Santuário é impossível não ser tocado pelo silêncio que ali reina. Exceção se faz na Capelinha das Aparições, onde sempre tem fiéis rezando o Terço.

Mas Fátima é principalmente aconchego. Para os milhões de peregrinos, do mundo todo, que ali rezam, ajoelham-se, pagam promessas, acendem velas, compram lembranças e caminham por suas ruas, não existe um que não tenha sentido o amor e o carinho da Virgem Maria. 

Além do Santuário, Fátima guarda inúmeros atrativos. Visitar a Casa de Lúcia e a Casa de Jacinta e Francisco, em Aljustrel, é como voltar no tempo, e sentir como viviam essas crianças e entender um pouco porque Nossa Senhora se aproximou delas. A simplicidade da vida dos pastorinhos e a vida de oração, na tranquilidade da vila que ainda hoje está resguardada, mostram que essas crianças tinham o ambiente ideal para ver, ouvir e acolher a mensagem da Mãe de Jesus: a pureza de coração e a entrega incondicional a Deus.

Especial Fátima: A Mãe do Rosário 

Especial Fátima: A fé das crianças de Fátima 

Especial Fátima: Conheça museu de cera único no mundo

Especial Fátima: Conheça Aljustrel, a aldeia dos Pastorinhos

A HISTÓRIA DESSA DEVOÇÃO

No dia 13 de maio de 1917 três crianças que cuidavam de um pequeno rebanho na Cova da Iria, foram surpreendidas pela aparição de Nossa Senhora do Rosário. A mensagem dirigida aos Pastorinhos Lúcia, Francisco e Jacinta fazia um forte apelo à conversão, oração e reparação, realidades presentes no coração do Evangelho.

A Senhora do Rosário disse aos três pastorinhos que era necessário rezar muito e convidou as crianças a voltarem à Cova da Iria nos próximos cinco meses, no dia 13, naquela mesma hora.

Fátima é um fenômeno vivo. É considerada a mais profética das aparições. Ao longo de todo o século 20, momentos fortes evidenciaram a linguagem profética deste lugar e reforçaram a atualidade de sua mensagem.

Em Fátima, ao povo português agraciado pela predileção da Senhora do Rosário, os seus apelos continuam a inspirar formas de sentir, de acreditar e de viver a fé.

Conheça alguns momentos dessa história de fé e devoção à Mãe de Jesus: 

OS PASTORINHOS 

Irmã Lúcia

Lúcia de Jesus Santos nasceu em Aljustrel, Fátima, no dia 22 de Março de 1907. Faleceu em 2005, em Coimbra, Portugal, depois de 77 anos de uma vida dedicada a Deus.


 

Francisco MartoFrancisco Marto nasceu em Aljustrel, Fátima, no dia 11 de Junho de 1908. Adoeceu em Outubro de 1918 e faleceu em Aljustrel a 4 de Abril de 1919. 

 

Jacinta Marto

Jacinta Marto nasceu em Aljustrel, Fátima, no dia 11 de Março de 1910. Adoeceu em Outubro de 1918. Esteve internada no hospital de Vila Nova de Ourém de 1 de Julho a 31 de Agosto de 1919, e mais tarde em Lisboa, no hospital de D. Estefânia. Faleceu no dia 20 de Fevereiro de 1920.


AS APARIÇÕES

1916 - APARIÇÕES DO ANJO

Primeira aparição na Loca do Cabeço, o anjo disse aos pastorinhos: "Não temais. Sou o Anjo da Paz. Orai comigo: Meu Deus eu creio, adoro, espero e amo-Vos". 

Segunda Aparição no poço na casa de Lúcia, o anjo pediu sacrifícios e orações e falou em sofrimento às crianças. 

Terceira Aparição na Loca do Cabeço, o Anjo traz em sua mão um cálice e a hóstia e reza em reparação das ofensas a Jesus e a conversão dos pecadores. 

1917 - APARIÇÕES DE NOSSA SENHORA 

Em Fátima, o acontecimento que dá origem ao Santuário, é constituído pelas aparições de Nossa Senhora, entre 13 de Maio e 13 de Outubro de 1917.

Três Pastorinhos 
Pastorinhos no local onde ocorriam as aparições de Nossa Senhora em 1917. 

Em cada aparição, Maria deixou uma mensagem aos pastorinhos: 

1917 - 13 de maio: "... Rezem o Terço todos os dias, para alcançarem a paz para o mundo e o fim da guerra".

1917 - 13 de junho: "A Jacinta e o Francisco levo-os em breve. Mas tu ficas cá mais algum tempo. Jesus quer servir-Se de ti para Me fazer conhecer e amar", disse a Lúcia.

1917 - 13 de julho: Nossa Senhora ensinou a oração que hoje se reza como jaculatória do Santo Terço: "Quando rezais o terço, dizei, depois de cada mistério: 'Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno; levai as alminhas todas para o Céu, principalmente aquelas que mais precisarem'". 

1917 - 19 de agosto - Aparição em Valinhos: "Quero que continueis a ir à Cova da Iria no dia 13, que continueis a rezar o terço todos os dias. No último mês, farei o milagre, para que todos acreditem". 

1917 - 13 de setembro: "Continuem a rezar o terço, para alcançarem o fim da guerra... Deus está contente com os vossos sacrifícios". 

1917 - 13 de outubro: "Quero dizer-te que façam aqui uma capela em Minha honra, que sou a Senhora do Rosário, que continuem sempre a rezar o terço todos os dias...".  

Datas importantes da história de Fátima

 Primeira Capelinha de Fátima
Primeira Capelinha das Aparições. 


1919 - Primeira Capelinha

Nossa Senhora pediu aos pastorinhos que lhe fizessem uma Capela na Cova da Iria. O desejo de Nossa Senhora foi rapidamente cumprido, e entre abril e junho de 1919 foi construída a primeira "Capelinha". 

1922 - Atentado contra a Capelinha

Esta primeira Capelinha foi alvo de um atentado que a destruiu totalmente na noite de 6 para 7 de Março de 1922.

1923 - Reconstrução da Capelinha

Entre 13 de Dezembro de 1922 e 13 de Janeiro de 1923 foi construída a segunda “Capelinha”.

1928 - Bênção da pedra fundamental da Basílica 

A bênção da pedra fundamental da Basílica ocorreu no dia 13 de Maio de 1928.

1930 - Autorização do culto 

A credibilidade eclesial das aparições de Fátima foi declarada pelo Bispo de Leiria, em Carta Pastoral, apenas em 13 de Outubro de 1930: “Havemos por bem declarar, como dignas de crédito, as visões das crianças na Cova da Iria, freguesia de Fátima, desta diocese, nos dias 13 de Maio a Outubro de 1917 e permitir oficialmente o culto de Nossa Senhora de Fátima”, escreveu o bispo. 

Aparições em Fátima em 1917
Cerca de 70 mil fiéis estavam reunidos na Cova da Iria na aparição de outubro de 1917 (Foto: arquivo histórico do Santuário de Fátima)

1953 - Sagração da Basílica

A Basílica foi sagrada em 7 de Outubro de 1953, pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa, Dom Manuel Gonçalves Cerejeira. 

A primeira visita de São João Paulo II ao Santuário de Fátima ocorreu no dia 13 de Maio de 1982, no primeiro aniversário do atentado de que foi vítima, na Praça de São Pedro. Na ocasião, o Santo Padre doou a bala retirada de seu corpo, e esta foi incrustada na coroa da imagem em 1989. 

2000 - Beatificação de Jacinta e Francisco Marto

Em 13 de Maio do ano do Jubileu de 2000, o então Papa João Paulo II beatificou os Pastorinhos Francisco e Jacinta Marto e permitiu que fosse revelada a terceira parte do segredo de Fátima, que foi dada a conhecer na íntegra no dia 26 de Junho do mesmo ano. 

2007 - Dedicação da Igreja da Santíssima Trindade 

A grandiosa Igreja da Santíssima Trindade foi dedicada a 12 de Outubro de 2007 pelo Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado do Vaticano. 

2017 - CENTENÁRIO DAS APARIÇÕES - Canonização dos Pastorinhos Francisco e Jacinta 

A canonização dos Pastorinhos de Fátima, São Francisco Marto e Santa Jacinta Marto, foi presidida pelo Papa Francisco no dia 13 de maio de 2017, quando foram celebrados os 100 anos das aparições de Fátima. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Os textos, fotos, artes e vídeos do A12 estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. 
Não reproduza o conteúdo em outro meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do A12 (contato@a12.com).

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.