Por Redação A12 Em Igreja Atualizada em 20 FEV 2019 - 10H04

Igreja celebra a festa dos santos Jacinta e Francisco Marto

Em Portugal, festa litúrgica dos Pastorinhos de Fátima envolve momento de música e oração.



Nesta quarta-feira (20), celebra-se a Festa Litúrgica dos Pastorinhos de Fátima, os santos Francisco e Jacinta Marto. Para assinalar a data, as celebrações no Santuário de Fátima, em Portugal, deram início no último domingo (17) a uma série de festividades. O V Concerto evocativo dos Pastorinhos de Fátima, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, marcou o início das comemorações.

Hoje a festa prossegue com o Rosário na Capelinha das Aparições e uma procissão com os ícones dos Santos Francisco e Jacinta até à Basílica da Santíssima Trindade, que inicia com uma missa. No período da tarde, realiza-se um encontro com as crianças na Basílica da Santíssima Trindade e encerra-se com as Vésperas, também na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

Assista:

📹 Especial Fátima: A fé das crianças de Fátima

Vida dos santos

Nascidos em Aljustrel, com apenas nove e dez anos, as crianças, junto com a prima Lúcia dos Santos, tiveram visões de Nossa Senhora. A primeira vez em 13 de maio de 1917, seguindo-se em todos os dias 13 de cada mês, até chegar ao mês de outubro daquele ano.

Nas aparições, Maria deixou mensagens sobre acontecimentos futuros e recomendações aos pequenos, entre estas a de rezar o Rosário diariamente.

Francisco morreu em 4 de abril de 1919, de febre espanhola. Jacinta, dez meses mais tarde, em 20 de fevereiro de 1920, na cidade de Lisboa, vítima da mesma doença. Longe da família, “mas consolada com a certeza de ir para o Céu”, como escreveu Irmã Lúcia.

O Papa João Paulo II definiu a vida de Francisco e de Jacinta Marto como “duas candeias que Deus acendeu para iluminar a humanidade nas suas horas sombrias e inquietas”.

Os jovens santos não-mártires foram canonizados no Santuário de Fátima no dia 13 de maio de 2017, durante a celebração do Centenário das Aparições, presidida pelo Papa Francisco.

Fonte: Santuário de Fátima: fatima.pt/pt

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.