Provavelmente você já leu ou escutou muitas críticas ao Santo Padre Papa Francisco, possivelmente você também leu ou escutou alguns comentários muito pesados, beirando um certo ódio que habita em alguns corações. Curiosamente, a maioria desses comentários não vem de fora da Igreja, mas de dentro dela. O que pensar de tudo isso?
Leia MaisFala do Papa sobre união homoafetiva é sobre respeito e acolhida
Existem tanto argumentos que se pode usar para tentar provar que o Papa Francisco é um Papa excelente, que está guiando a Igreja de forma correta, como argumentos para tentar provar que ele é o pior Papa que a Igreja já existiu (já escutei, pessoalmente, as duas opiniões), afastando os fiéis de Deus. Prefiro não entrar neste diálogo.
Pelo contrário, gostaria de deixar um questionamento: você, como Católico, realmente acredita na promessa feita por Jesus de que as portas do inferno nunca prevalecerão contra a Igreja (cf. Mt 16,18)? Você tem a plena certeza em seu coração de que Cristo mesmo está ao timão da barca, navegando tanto nos dias de luz como nos dias escuros? Como católicos, devemos acreditar que, por mais que o Papa seja o Vigário de Cristo na terra, a Igreja continua sendo de Cristo, e Ele está no comando.
Faço esse questionamento porque me parece que algumas pessoas já entraram numa espécie de desespero com relação ao Papa Francisco e à Igreja atual. Não me interpretem mal: nem tudo é perfeito na Igreja hoje (nunca foi), mas confiar em que Cristo não soltou o timão da barca deve trazer uma serenidade profunda e uma atitude interior/espiritual de confiança que é mais forte que as emoções que possam surgir dentro de nós a respeito do Papa. A nossa fé deve estar colocada em Cristo, e em mais ninguém (cf. 2 Tm 1,12).

Um último ponto que gostaria de destacar é o seguinte: você tem o direito de concordar ou de não concordar com as opiniões pessoais do Papa (e de qualquer outro membro da Igreja). Você também tem o direito de manifestar a sua opinião sobre ele. Mas você não tem o direito de faltar na caridade para com ele, manifestando exteriormente julgamentos e/ou ódio. São duas coisas muito diferentes, pois a primeira constrói e edifica, enquanto a segunda só destrói e divide.
Convido a todos vocês a rezarem pelo Papa Francisco, legitimamente escolhido e instituído Vigário de Cristo na terra, especialmente se vocês descobrirem um pouco desse ódio em seu coração, ou se você tende a fazer julgamentos morais sobre ele.
No Angelus, Papa destaca São José como modelo de fé
O Papa Leão XIV convidou os fiéis a se inspirarem em São José para viver os últimos dias do Advento preparando o coração para o Natal.
Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário litúrgico.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.