Igreja

Os Salmos: uma escola de oração

Versículos expressam o coração do povo de Deus que caminha em meio às tantas dificuldades

Camila Vilas

Escrito por Camila Vilas

20 MAR 2024 - 09H00 (Atualizada em 20 MAR 2024 - 10H22)

Shutterstock

O tempo da Quaresma nos convida a entrar em nosso coração e fazer um profundo exame de consciência sobre como estamos vivendo a nossa fé.

Somos chamados, neste tempo, a fazer um itinerário de reflexões e práticas espirituais que nos ajudem a intensificar a nossa relação com Cristo. Neste caminho quaresmal, os salmos podem ser de grande ajuda, pois ao meditá-los, vemos como Deus guia e cuida do seu povo com um amor incondicional e misericordioso.

Papa Bento XVI nos disse em uma de suas catequeses sobre a oração, em 22 de junho de 2011, que toda a experiência humana encontra expressão no Livro dos Salmos.

“Toda a realidade do crente conflui naquelas orações, que o povo de Israel primeiro e a Igreja depois assumiram como mediação privilegiada da relação com o único Deus e resposta adequada ao seu revelar-se na história”.

Os Salmos expressam o coração e a alma do povo de Deus que caminha em meio às tantas dificuldades, angústias e provações. Diante dos desafios do nosso próprio dia a dia, podemos encontrar nos salmos palavras de esperança, confiança e fé que nos ajudam a perseverar em nossa vida cristã.

Deemerwha studio/Shutterstock
Deemerwha studio/Shutterstock


Um itinerário de fé

O Catecismo da Igreja Católica nos ensina nos parágrafos 2596 e 2597 que “os Salmos constituem a obra-prima da oração no Antigo Testamento. Apresentam dois componentes inseparáveis: o pessoal e o comunitário. Estendem-se a todas as dimensões da história, comemorando as promessas já realizadas e esperando a vinda do Messias. Rezados e realizados em Cristo, os Salmos são um elemento essencial e permanente da oração de sua Igreja e são adequados aos homens de qualquer condição ou tempo”.

As súplicas, hinos, lamentações, cânticos de ação de graças, entre outros, compõem esta bela trama onde Deus tece a história de amor entre Ele e seu povo na qual todos nós nos vemos refletidos desde nossas próprias experiências.

Os Salmos são, portanto, um dom de Deus para nós. São palavras de vida eterna que fluem diretamente desta relação de afeto entre Ele e seu povo. Quando os recitamos e meditamos, falamos a Ele, com as frases que Ele mesmo inspirou e nos deixou como um testamento de amor, uma prova de que Ele nos escuta, nos guia e nos ama.

Salmos penitenciais para rezar neste tempo de Quaresma

Os Salmos Penitenciais se caracterizam por expressar de forma mais profunda os sentimentos de penitência. Neles, o Salmista confronta a gravidade de seus pecados, buscando o perdão divino com um coração cheio de humildade e arrependimento.

São como um testemunho vivo da fragilidade humana que busca perdão de suas faltas, confiando com esperança na misericórdia divina. Durante este tempo de maior purificação que é a Quaresma, podemos meditar nos Salmos: 6, 31, 37, 50, 101, 129 e 142. Que estes salmos nos ajudem a revisar a nossa vida e nossa relação com Deus e a restaurar a nossa confiança em sua misericórdia e amor.

.:: Salmo 91: louvor que traz confiança e paz ao coração!

Escrito por
Camila Vilas
Camila Vilas

Jornalista, musicista e leiga consagrada da Fraternidade Mariana da Reconciliação, cuja sede no Brasil fica em Niterói – RJ. Realizou diversos trabalhos missionários no Peru, Colômbia e Equador.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...