No último sábado (9), a Santa Sé anunciou que o Santo Padre indicou um sacerdote nascido e ordenado no Brasil para ser o próximo bispo auxiliar de Boston, nos Estados Unidos.
Aos 47 anos, padre Cristiano Guilherme Borro Barbosa é o mais jovem brasileiro nesta função na Igreja Católica e o segundo bispo mais jovem dos Estados Unidos. Ele se unirá ao arcebispo de Boston, o cardeal Seán O'Malley, e a outros quatro auxiliares como bispos da arquidiocese, em um território que inclui quase 1,8 milhão de católicos.
O cardeal O'Malley citou a experiência de dom Barbosa com a comunidade brasileira local, bem como a sua formação teológica e extensa experiência paroquial, como fatores na indicação pelo papa.
“Estou grato ao papa Francisco, por abençoar esta arquidiocese com a nomeação do bispo eleito Barbosa. Ele oferece um coração de pastor e uma ampla gama de experiências que o prepararam para este novo papel na vida da Igreja”, disse o cardeal numa declaração fornecida pela arquidiocese de Boston.
Na mesma declaração, dom Barbosa disse estar “humilhado” pela “grande confiança” demonstrada pelo papa ao nomeá-lo bispo auxiliar. Ele também disse que está “feliz se puder servir a Deus e ao seu povo com amor” e descreveu o papel dos ministros da Igreja como promotor da “unidade e da paz”.

Dom Cristiano Guilherme Borro Barbosa nasceu em 11 de outubro de 1976 em Adamantina, na Diocese de Marília. Formou-se em Filosofia pela Universidade do Sagrado Coração de Bauru e cursou a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em Belo Horizonte, obtendo o título de Mestre em Psicologia. Foi ordenado sacerdote pela Diocese de Bauru em 22 de dezembro de 2007 e incardinado pela Arquidiocese de Boston em 2021.
Ocupou os seguintes cargos e realizou outros estudos: capelão da comunidade luso-brasileira na Arquidiocese de Boston (2008–2019); vigário paroquial da Saint Anthony of Padua e da Saint Francis of Assisi em Cambridge (2019); obteve a Licenciatura e Doutorado em Teologia pelo Boston College; vigário paroquial da Holy Family, dell’Immaculate Conception e da Saint Anthony of Padua em Lowell (2019–2020); membro do corpo docente do Pope John XXIII National Seminary em Weston e do Saint John Seminary em Brighton (2020–2023); desde 2023 é vigário episcopal da região central e secretário para a Evangelização.
Fonte: ACI Digital e Vatican News
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.