Por Beatriz Nery Em Igreja Atualizada em 27 MAI 2018 - 10H45

Pastoral familiar se reúne em Simpósio e Peregrinação no Santuário

Beatriz Nery
Beatriz Nery

O Santuário de Aparecida recebe os movimentos e serviços que trabalham na pastoral familiar neste fim de semana para a 10ª Peregrinação e o 8º Simpósio Nacional da Família. O evento contempla o mesmo tema do Encontro Mundial do Papa com as famílias em agosto na Irlanda, cujo tema é “O Evangelho da família, alegria para o mundo!”.

No simpósio que acontece no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, pregou a reflexão de que ao estarmos em família vencemos as dificuldades, e que esse é o momento oportuno de fortalecimento da missão e da vocação dada por Deus.

Beatriz Nery
Beatriz Nery
Padre Jorge Alves, assessor da Comissão Vida e Família da CNBB

Padre Jorge Alves Filho, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Família da CNBB, destaca o Ano do Laicato como convite às famílias a serem chamados ao vocacionado e vivenciarem o amor. “Queremos ajudar as famílias a viverem a sua vocação de serem famílias anunciadoras e evangelizadoras a partir da palavra de Deus, anunciar ao mundo que vale a pena ser família, portanto ser sal da terra, ser luz do mundo”.

Beatriz Nery
Beatriz Nery

De São Luiz do Maranhão, Maria de Lourdes e Joemar participam da Pastoral Familiar da diocese há 10 anos e foram contemplados como casal regional recentemente. Desde o início da vocação do casal, seu intuito é restaurar as famílias como as deles também foram com a presença de Deus. Este ano, comemoraram 26 anos de casados em 15 de maio, Dia Internacional da Família. “A partir do momento que entramos na pastoral, percebemos que muita coisa boa acontecia em nossa família e que não dávamos valor. Estar aqui é reconhecer que nossa família é tudo para nós e que precisa ser assim em outros lares".

Palestras

As famílias convidadas a darem testemunho exemplificaram como a inserção da palavra de Deus na rotina familiar transformou suas vidas e de seus filhos. O casal André e Karina Parreira com seus sete filhos, sintetizaram a vivência familiar no seio da igreja.

Beatriz Nery
Beatriz Nery
Momento de oração durante 8º Simpósio pela Família

José Afonso de 12 anos, um dos filhos do casal, comentou sobre os estudos religiosos e como a família é importante para este aprendizado. “Em casa, meus pais sempre me ensinaram sobre a Igreja e seus ensinamentos. Converso e aprendo com eles. Os pais que não tem tempo para os filhos colocam eles na catequese, mas eles sabem o que realmente significa ir à missa?”Da cidade do Potim, ao lado de Aparecida, o casal Kátia e Valdir Paschoal testemunharam perante o desafio de ser família enquanto Valdir afundava nas drogas. Há 20 anos casados, desde o início do matrimônio as dificuldades foram muitas, porém tudo superado com oração, reabilitação e a força da fé de uma família que buscava recuperar um de seus membros.

“O amor da família e a presença de Deus me resgatou. Antes, para mim, nada disso existia, mas com fé e perseverança consegui voltar a ter uma vida digna para minha família”, conta Valdir.

História da Peregrinação

Desde 2009 o Santuário de Aparecida acolhe a Peregrinação Nacional da Família e foi a partir de 2011, que o Simpósio passou a fazer parte da programação, possibilitando um espaço de formação às famílias. A cada ano, os temas apresentados buscam estar em sintonia com a Semana Nacional da Família, que acontece sempre no mês de agosto.

4 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.