Por Redação A12 Em Igreja Atualizada em 15 OUT 2018 - 15H56

Resgatado das ruas, Ricardo teve nova oportunidade de vida

Reprodução.
Reprodução.

Casado, pai, sargento da Polícia Militar e morador de rua. Essa é uma parte da história de Ricardo José.

Depois de se envolver com drogas e sofrer uma overdose, Ricardo viu sua vida mudar graças ao trabalho realizado pelo Consultório na Rua do Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto.

O trabalho consiste em oferecer atendimento à população de rua e também contratar pessoas que estiveram nessa situação para trabalhar no programa. 

Há três anos, Ricardo foi uma dessas pessoas acolhidas e que tiveram uma nova oportunidade em sua vida.

“O Bompar me deu oportunidade no trabalho, uma oportunidade que eu agradeço demais, foi uma mudança na minha vida muito crucial”, recorda o agente social. 

É cada vez maior o número de pessoas que vivem nas ruas das maiores capitais do país. Estima-se que existam entre 20 e 25 mil moradores de rua.

Para Marta Akiyama, coordenadora do Consultório na Rua, o Bompar oferece a chance de profissionais capacitados serem recuperados em sua dignidade.

“O Bompar tem uma expertise que no Brasil é única, onde todos os agentes de saúde vieram da situação de rua e albergue. A gente tem médicos trabalhando conosco, a gente tem enfermeiro, tem assistente social... e isso mostra que é possível construir uma política diferenciada para a população de rua”, destaca a coordenadora.

O Consultório na Rua teve início em São Paulo, em 2004, a partir do Grito dos Excluídos. Hoje, o programa coordenado pelo Bompar mantém 11 agentes de saúde que vieram da situação de rua. 

Para Ricardo, a história teve um novo começo. “Eu consegui uma nova vida, porque eu achei que minha vida iria terminar por ali. Por isso, que eu trabalho com vontade, com alegria. Eu fui muito atendido, e se estou de novo com a minha família, se estou inserido no mundo do mercado de trabalho, é graças ao Bompar”, finaliza.

Ricardo está entre as milhares de pessoas acolhidas pelo Bompar. Ele está entre os depoimentos do nosso especial Anjos na Terra com Marilda Lima, que é referência no trabalho desse centro social na zona leste de São Paulo.

Conheça a história de Marilda e de Ricardo em A12.com/AnjosnaTerra.




Conheça a websérie do A12.com
1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.