Por Redação A12 Em Igreja Atualizada em 23 AGO 2018 - 16H21

Rostos do Laicato: Caminhos para a família

Em 2018, a Igreja no Brasil vive um ano dedicado aos leigos. Nesta série especial "Rostos do Laicato", discutimos a missão e vocação do leigo em algumas realidades. Nesta primeira série, assista a entrevista sobre o tema "Família" com os bispos Dom Antonio Augusto, do Rio, e Dom Wilson Jönck, de Florianópolis. 

Dom Antonio Augusto Dias Duarte é médico pediatra e trabalha há muito tempo na Pastoral Familiar da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Também atuou na Comissão Episcopal para a Vida e Família da CNBB. 

Dom Wilson Tadeu Jönck é membro da Comissão para a Vida e a Família da CNBB e arcebispo de Florianópolis, em Santa Catarina. 

No primeiro bloco, Dom Wilson destaca a reflexão promovida pela Igreja com o Sínodo que discutiu a missão e a vocação da família. Confira. 

No segundo bloco, Dom Antonio fala sobre o chamamento dos leigos a uma conversão missionária e afirma que essa é a dinâmica própria da Igreja, e isso implica numa consciência sobre o seu potencial. Assista. 

A preparação dos casais de noivos para o matrimônio é um assunto que sempre gera reflexão. Entre os desafios que surgem, existe a necessidade de um acompanhamento pastoral mais próximo dos casais, para que eles possam compreender profundamente a sua vocação matrimonial e no que ela implica. Nesta parte, também apresentamos uma nova metodologia de catequese pré-matrimonial que a arquidiocese de Florianópolis está implementando. “Como a família está, ela não pode continuar”, disse Dom Wilson. Assista o terceiro bloco: 

:: A Alegria do Amor: Guiar os noivos no caminho de preparação para o matrimônio

No último bloco da entrevista, os bispos discutem o valor do compromisso e da fidelidade dos leigos e leigas na realidade da família frente aos desafios. "O matrimônio deve ser construído com coisas que não morrem", diz dom Wilson. Assista. 


Confira também a série Rostos do Laicato sobre os Jovens, Idosos e Crianças em nosso canal no Youtube. 


1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.