Por Redação A12 Em Igreja

Santuário da Penha no RJ recebe título de basílica menor

O Santuário Nossa Senhora da Penha, situado na Zona Norte do Rio de Janeiro (RJ), será elevado à categoria de basílica menor neste domingo (02). Concedido pelo Papa Francisco, o título marca os 381 anos da festa da padroeira, cuja devoção acompanha a história da cidade. A missa de elevação será presidida pelo arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, às 10h.

Santuário da Penha (crédito Arquidiocese do Rio)

Segundo o reitor do Santuário da Penha, padre Thiago Sardinha, o processo de elevação à categoria de basílica menor indica o reconhecimento do Santo Padre para com uma igreja. "O título de basílica menor é concedido pelo Santo Padre quando reconhece a dignidade de uma igreja dentro de três características: arquitetônica, histórica e de devoção popular. O Santuário da Penha possui essas três características. O conjunto arquitetônico é bonito, deslumbrante e harmonioso", disse em entrevista ao jornal 'Testemunho de Fé' da Arquidiocese do Rio.

A história deste Santuário faz parte da tradição da arquidiocese e da cidade e a festa religiosa "sempre foi uma das principais do Rio de Janeiro", acrescentou o reitor.

Festa da Padroeira da  Penha - As atividades da 381ª Festa do Santuário da Penha tiveram início no dia 25 de setembro e continuam durante todo o mês de outubro, com missas, almoço paroquial, ações de evangelização, pregações, louvores e eventos culturais, como roda de samba, folclore e bandas católicas. Toda a programação está no endereço: www.basilicasantuariopenhario.org.br.

Nossa Senhora da Penha - A devoção à Santíssima Virgem sob o título de Nossa Senhora da Penha de França começou no século XV na Europa. Conta o autor do livro "Nuestra Señora de Peña de Francia", que o peregrino francês Simão Vela, em 19 de maio de 1434, descobriu em Penha de França, monte situado na serra do mesmo nome, na província de Salamanca a imagem de Nossa Senhora, tão importante para a cristandade.

:: Saiba mais sobre a história dessa devoção em um artigo escrito pelo cardeal Orani Tempesta

:: Reze a oração a Nossa Senhora da Penha 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.