Você já sentiu Deus próximo em um momento difícil? É com essa pergunta que o missionário redentorista, Pe. Guilherme Viana, C.Ss.R. abre a reflexão de mais um episódio do quadro Domingo com o Senhor. Na segunda semana da quaresma, o Evangelho de Mateus 17,1-9 mostra a experiência de proximidade que os discípulos viveram com Jesus na Transfiguração.
Transfigurar significa “mudar de figura, feição” e esse evento extraordinário no alto da montanha, segundo o Papa Francisco, no Angelus de março de 2017, simboliza a “finalidade de iluminar as mentes e os corações dos discípulos para que possam compreender claramente quem é o seu Mestre”.
Segundo o Pe. Guilherme, Jesus conduziu Pedro, Tiago e João ao monte para os fortalecer na fé. Do mesmo modo, o Senhor pode nos permitir momentos de “retiro” em meio a todas as agitações da vida para então conhecê-lo melhor, de maneira luminosa. O Papa Francisco também disse:
"Jesus transfigurado no monte Tabor quis mostrar aos seus discípulos a sua glória, não para evitar que eles passassem através da cruz, mas para indicar onde a cruz carrega. Quem morre com Cristo, com Cristo ressuscitará. E a cruz é a porta da ressurreição. Quem luta juntamente com Ele, com Ele triunfará."
"A Quaresma não é só tempo de deserto. É tempo de subir ao Monte, de se encontrar com Deus.", afirmou o Pe. Guilherme.
Peçamos, nesta quaresma, a graça de viver o mesmo que os discípulos: retirar-se com o Senhor e vê-lo tal qual como Ele é. Que a partir dessa reflexão possamos abrir o coração à confiança e ao abandono Naquele que nos ama muito e mostrou que a morte não é a última Palavra.
add_box Para aprofundar mais nesse tempo quaresmal, receba agora mesmo o Ebook de Orações do Portal A12: Baixe aqui o Guia!
Transfiguração: um 'spoiler' da Ressurreição
A Transfiguração de Jesus revela que a glória eterna é precedida pela cruz. Na Quaresma, somos chamados a trocar luzes falsas pela luz de Cristo e aceitar o caminho.
Oração da Mulher do Terço
Você, Mulher do Terço que virá na Casa da Mãe para participar da 13ª Romaria Nacional, conheça uma oração para rezar antes, durante e depois do grande encontro.
Dicas para iniciar o grupo do Terço das Mulheres
A oração mariana do terço reúne mulheres em todo o Brasil e transforma famílias pela força do amor. Entenda o que é importante para iniciar um grupo.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.