Terço das Mulheres: vivemos em família a alegria do amor!

Liturgia

Domingo com o Senhor: no deserto, Jesus nos ensina a vencer

Escrito por Giovana Marques

21 FEV 2026 - 10H30

New Africa/Adobe Stock

O A12 inicia um novo quadro semanal chamado “Domingo com o Senhor”. A cada semana, você reza com a Palavra de Deus, aprofundando-se na mensagem evangélica das Missas dominicais.

Esse caminho de reflexão, guiado pelo missionário redentorista, Pe. Guilherme Viana, C.Ss.R., será um complemento espiritual aos domingos, para  ajudar você a viver na realidade cotidiana o que propõem as Sagradas Escrituras.

Começamos o quadro especial no Primeiro Domingo da Quaresma, quando a Liturgia da Palavra destaca o Livro do Gênesis (2,7-9; 3,1-7) com o relato da criação de Deus, a tentação e o pecado; a Carta de São Paulo aos Romanos (5, 12-19) sobre Adão e Cristo e o Evangelho segundo Mateus (4, 1-11) que narra as tentações de Jesus conduzido ao deserto.

O deserto é uma escola

O Pe. Guilherme inicia a reflexão com a pergunta: “Você já teve a sensação de estar atravessando um grande deserto na sua vida?” Independente deste sentimento, devemos lembrar que Jesus sempre caminha conosco.

A Quaresma é um tempo favorável para o encontro com Cristo que caminha no deserto. Com Ele aprendemos a ser mais fortes diante das tentações, a pedir o auxílio do Espírito Santo e a fortalecer a nossa fé.

Vemos no Evangelho que Jesus jejuou durante quarenta dias e quarenta noites e, depois disso, teve fome. E ainda foi tentado pelo diabo:

“Então, o tentador aproximou-se e disse a Jesus: "Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães!". (Mt 4,3)

A partir disso, o missionário redentorista ressalta que Jesus ensina a reconhecer que nada escapa dos planos de Deus. Até mesmo diante do mal (no caso das tentações) podemos sair vencedores.

“Assim como Jesus foi conduzido pelo Espírito, nós também podemos aprender a caminhar com Deus mesmo nos momentos de provação. É o Espírito Santo que nos guia, nos fortalece e nos ajuda a vencer as tentações do dia a dia”, afirma Pe. Guilherme.

Como aplicar na minha vida?

A quaresma é tempo de lutar e vencer com Cristo. E o propósito do jejum, que não precisa ser apenas de alimento, mas algo que fortaleça nosso domínio próprio, é um chamado para estes dias.

Além disso, Jesus nos mostra que venceu a tentação através da Palavra:

Mas Jesus respondeu: "Está escrito: 'Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus'". (Mt 4,4)

Por isso, o convite deste Domingo com o Senhor para nós é viver o jejum e a oração para caminhar com Cristo.

::. Quer rezar a qualquer momento e de qualquer lugar de forma simples? O A12 te ajuda com um Guia de Orações tradicionais da Quaresma!

Baixe gratuitamente o Ebook Oracional clicando abaixo:

QUERO MEU GUIA

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Giovana Marques, em Liturgia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...