Liturgia

Ouvir, conhecer e seguir o bom Pastor

O que nos diz a liturgia do 4º Domingo da Páscoa?

Escrito por Giovana Marques

09 MAI 2025 - 11H58 (Atualizada em 09 MAI 2025 - 17H34)

No 4º Domingo da Páscoa, o evangelista João narra o vínculo entre o Senhor e cada um de nós. Jesus usa a metáfora das ovelhas para referir-se a nós e ele, como Pastor, mostra sua proteção e fidelidade paternal.

“As minhas ovelhas escutam a minha voz,
eu as conheço e elas me seguem.
Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão.
E ninguém vai arrancá-las de minha mão.
Meu Pai, que me deu estas ovelhas,
é maior que todos,
e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai.
Eu e o Pai somos um”. (Jo 10,27-30)

Seguindo as palavras do Papa Francisco, na meditação deste Evangelho no Regina Coeli, em maio de 2022, entendemos a imagem terna que Jesus utiliza para nos explicar essa relação que tem conosco. Isso fica mais evidente quando compreendemos o sentido de três verbos, presentes em sua fala:

🐑 Ouvir

Nós, como ovelhas do seu rebanho, sabemos ouvir a sua voz. Ele sempre se antecipa, nos chama à comunhão com Ele. Será que estamos abertos à escuta? Segundo o Papa Francisco, escutar significa disponibilidade, docilidade e tempo dedicado ao diálogo.

🐑 Conhecer

Quando ouvimos o que Deus quer nos dizer, descobrimos que Ele nos conhece. O bom pastor conhece as suas ovelhas. Francisco ainda esclarece o significado mais profundo de “conhecer” de Deus: não apenas sabe muitas coisas sobre nós, no sentido bíblico conhecer significa amar.

“O Senhor, enquanto 'nos lê dentro', nos ama, não nos condena. Se o ouvirmos, descobrimos isto, que o Senhor nos ama. A maneira de descobrir o amor do Senhor é ouvi-lo, acrescentou o Papa.

🐑 Seguir

As ovelhas que ouvem e sabem que são amadas, seguem o Senhor. Você pode dizer hoje que é uma ovelha do rebanho de Jesus? Você o ouve, sabe que Ele te conhece, que você é amado e o segue?

De acordo com o papa Francisco, quem segue Cristo vai para onde Ele vai, na mesma direção. Ele se interessa por aqueles que estão longe, preocupa-se com os que sofrem, sabe chorar com os que choram, estende a mão.

Que Nossa Senhora Aparecida nos auxilie a ouvir Cristo, a conhecê-lo cada vez mais e a segui-lo. Deixamo-nos ser guiados por esse pastor, terno e amoroso.

::. Acompanhe a liturgia diária pelo Deus Conosco em seu celular. Baixe aqui o aplicativo Aparecida. 

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Giovana Marques, em Liturgia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...