A Sala de Imprensa do Vaticano confirmou a prorrogação do Acordo Provisório entre a Santa Sé e a China por mais quatro anos.
Conforme o comunicado, a extensão foi decidida “após consultas e avaliações oportunas”, fruto dos “consensos alcançados para uma implementação eficaz” do Acordo sobre a nomeação de bispos.
Além disso, destaca-se que a “Parte Vaticana permanece comprometida em manter um diálogo respeitoso e construtivo com a Parte Chinesa, visando fortalecer as relações bilaterais para o bem da Igreja Católica no país e de todo o povo chinês”.
Leia MaisO primeiro e único concílio da Igreja Católica na China24 de maio: dia oficial de oração pela ChinaO novo acordo, assinado entre ambas as partes, entra em vigor a partir desta terça-feira (22) e tem validade pelos próximos quatro anos, substituindo a renovação anterior, que tinha prazo de dois anos e foi firmada em 22 de outubro de 2022.
Esta é a terceira renovação de um entendimento que, desde a assinatura original, em 22 de setembro de 2018, abriu um novo capítulo nas relações entre a Santa Sé e a República Popular da China. Esse acordo permitiu que todos os bispos estivessem em plena comunhão hierárquica com o Papa.
A segunda prorrogação do Acordo Provisório pôs fim a décadas de ordenações episcopais realizadas sem o consentimento do Papa, um cenário que mudou significativamente nos últimos seis anos.
Cerca de dez nomeações e consagrações de bispos ocorreram nesse período, assim como a oficialização pública de prelados que antes não eram reconhecidos por Pequim.

Outro sinal da nova cooperação é a presença de bispos da China continental em Sínodos no Vaticano, bem como em eventos na Europa e na América.
Jovens chineses também participaram da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Lisboa no ano passado, e fiéis chineses marcaram presença nas viagens apostólicas do Papa Francisco ao Oriente nos últimos anos.
:: Conheça a nova página que trata da Sinodalidade
Fonte: Vatican News
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.