O Annuario Pontificio 2025 e o Annuarium Statisticum Ecclesiae 2023 foram publicados. A elaboração dos documentos é feita pelo Escritório Central de Estatística da Igreja e eles já estão disponíveis nas livrarias, publicados pela Tipografia Vaticana.
De acordo com as informações reunidas, a população católica mundial aumentou em 1,15% entre 2022 e 2023, passando de aproximadamente 1 bilhão e 390 milhões para 1 bilhão e 406 milhões.
Outro dado interessante da documentação é a distribuição dos católicos batizados. A África reúne 20% dos católicos de todo o planeta e é caracterizada por uma difusão muito dinâmica da Igreja Católica: o número de católicos aumentou de 272 milhões em 2022 para 281 milhões em 2023.
Entre os países do continente africano, em particular, a República Democrática do Congo é confirmada em primeiro lugar no número de católicos batizados, com quase 55 milhões, seguida pela Nigéria, com 35 milhões; Uganda, Tanzânia e Quênia também registram números respeitáveis.
Já a América, com um crescimento de 0,9% no biênio, se consolidou como o continente ao qual pertencem 47,8% dos católicos do mundo. Desses, 27,4% residem na América do Sul. O Brasil, com 182 milhões, representa 13% do total mundial e continua sendo o país com o maior número de católicos no continente. Já 6,6% estão na América do Norte e os 13,8% restantes na América Central.
Em relação ao tamanho da população, Argentina, Colômbia e Paraguai se destacam, com mais de 90% de seus habitantes se declarando católicos. Já na Ásia, o registro foi de um crescimento de católicos de 0,6% no biênio. A maioria concentrada nas Filipinas, com 93 milhões, e na Índia, com 23 milhões.
A Europa, embora abriga 20,4% da comunidade católica mundial, continua sendo a área menos dinâmica, com um crescimento no número de católicos no biênio de apenas 0,2%. Itália, Polônia e Espanha possuem uma incidência de católicos superior a 90% da população atual. Os católicos da Oceania são pouco mais de 11 milhões em 2023.
Siga acompanhando as notícias do mundo católico aqui no Portal A12
Fonte: Vatican News
O compromisso da Santa Sé com a proteção de crianças
Santa Sé intensifica esforços na ONU para solucionar o caso das crianças ucranianas deportadas em meio à guerra da Ucrânia, com Papa Leão XIV liderando a ação.
Ciclone atinge a Ásia e comunidade católica acolhe vítimas
Ciclones atingem Sri Lanka, Tailândia e Indonésia, deixam centenas de mortos e mobilizam a Igreja, que acolhe desabrigados e oferece apoio material e espiritual.
Por que um Papa viaja?
Diante da 1ª viagem apostólica do Papa Leão XIV, entenda por que é importante que o Santo Padre faça viagens e encontros com líderes mundiais e fiéis de todo mundo
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.