Por Redação A12 Em Música

O Canto de Verônica

Canto de Verônica

O Canto de Verônica ou Canto de Santa Verônica, é um ritual tradicionalmente realizado durante a Quaresma e a Semana Santa. Consiste em uma jovem, que transporta um véu no qual está impressa uma representação da face de Jesus Cristo, entoar um responsório e ao mesmo tempo em que entoa o canto, desenrola e exibe a estampa da face de Jesus.

A narrativa dessa história cristã mostra um gesto nobre que consagrou Verônica, como exemplo de compaixão a ser seguido. A tradição conta que Verônica teria corrido até Jesus enquanto ele carregava a cruz e limpado o rosto dele cheio de sangue e suor. Quando retirou o véu, o rosto de Cristo ficou estampado no pano, que passou a ser chamado de Santo Sudário.

O canto, ou o grito de lamentação, tinha o intuito de anunciar que o homem que seria crucificado era o verdadeiro Cristo.

Embora não haja nenhum registro na Bíblia quanto à figura desta mulher, a Igreja Católica e seus fiéis mantém essa tradição tanto na procissão do Senhor dos Passos, que ocorre no terceiro domingo da Quaresma, como na Sexta-Feira Santa, com a celebração da morte de Cristo.

Mais do que comprovar a existência de Verônica (nome que vem do latim e grego: ‘vero icone’, que significa ‘verdadeira imagem’), é se atentar a importância que ela representa. “Verônica ensina que devemos enxugar o rosto dos mais sofredores. É um ato de misericórdia”, salienta o padre Kelvin Konz, da paróquia Santa Cruz em Barreiro.

Canto de Verônica
O canto de Verônica é um trecho do Livro das Lamentações de Jeremias, referente ao versículo 12 do primeiro capítulo. O cântico de Verônica é entoado nas Igrejas em latim ou em português.

 Canto da Verónica (latim) Responsorium :

O vos omnes

Qui transitis per viam,

Attendite, et videte

Si est dolor similis sicut dolor meus.

Versus :

Attendite, universi populi

Et videte dolorem meum.

 Uma tradução do texto original para português:

Canto da Verônica (português) Responsório:

Oh vós todos

Que passais pela via,

Vinde e vede:

Se há dor semelhante à minha!

Verseto :

Atentai, povos do mundo,

E vede a minha dor.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Música

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.