Por Marília Ribeiro Em Música

Padre Zezinho afirma que oração e leitura são práticas fundamentais para o músico da Igreja

pe.-Zezinho-Musica

Padre Zezinho - Foto: Ismael Carvalho

Aos 74 anos, 118 discos lançados e mais de 90 livros publicados, José Fernandes de Oliveira, SCJ, conhecido como padre Zezinho é um dos maiores evangelizadores da Igreja Católica.

Suas canções são referências dentro das celebrações e levam os fiéis a rezarem e meditarem sobre a vida de fé.

Na semana em que celebramos a música, 16 a 22 de novembro, o Portal A12 conversou com o padre Zezinho sobre os músicos na evangelização, o que eles representam e qual deve ser a missão de cada um.

Padre Zezinho que é o pioneiro nas canções religiosas, com mais de 50 anos na evangelização, destacou que usar a música como instrumento de difusão da fé depende da formação e da espiritualidade da pessoa que canta, pois a música pode ser entre tantas coisas, pedagogia, liturgia e evangelização.

Segundo o sacerdote a música na Igreja é serviço, ressaltando que a Igreja canonizou alguns músicos não porque cantavam, mas porque serviam cantando.

 

Repercutir a Igreja deve ser a missão e a responsabilidade do cristão, levando a diante a palavra de Deus orientando-se pela bíblia e pelos documentos da Igreja, afirmou padre Zezinho.  Ele enfatizou ainda que a leitura se faz fundamental nesse serviço para que as músicas não sejam meras repetições ou expressão de opinião. “Todo mundo tem que ser leitor da fé”, disse.

 

Outra ferramenta necessária para a música católica cumprir sua missão é a oração. Padre Zezinho é direto ao dizer que o músico tem que orar pedindo luz e esclarecimento a Deus.

 

3 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marília Ribeiro, em Música

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.