O Pontifício Instituto de Música Sacra (PIMS) lançou a série de vídeos “Vamos cantar com o Papa”, com o objetivo de auxiliar os fiéis a entoar cantos litúrgicos durante as celebrações presididas pelo Papa Leão XIV. A iniciativa, liderada pelo diretor do PIMS, Padre Robert Mehlhart, disponibiliza tutoriais nas redes sociais que ensinam partes da missa, incluindo o canto gregoriano, promovendo uma participação mais ativa e consciente dos fiéis na liturgia.
“É muito fácil”, afirmou Padre Mehlhart em entrevista ao Vatican News:
“Eu canto as partes da missa e depois, o grand finale, se canta com o Papa. Achei que, dessa forma, as pessoas realmente rezam porque entram nessa atmosfera de oração, e até mesmo aqueles que não estarão presentes na Praça São Pedro podem participar porque poderão cantar com o Papa.”
O PIMS, fundado em 1910 pelo Papa Pio X, é uma instituição acadêmica e científica localizada em Roma, ligada à Santa Sé, com o objetivo de restaurar e reformar a música sacra conforme seu surgimento na Igreja primitiva. Atualmente, conta com 153 alunos provenientes de 44 países, sendo que 10 deles participaram do coro principal na missa de início de pontificado do Papa Leão XIV.
A série “Vamos cantar com o Papa” já alcançou, em menos de cinco dias, mais de meio milhão de visualizações, demonstrando o interesse dos fiéis em se conectar espiritualmente através da música sacra. A iniciativa reforça a importância da música na liturgia e a sua capacidade de unir os fiéis em oração e comunhão com o Santo Padre.
Fonte: Vatican News
No Angelus, Papa destaca São José como modelo de fé
O Papa Leão XIV convidou os fiéis a se inspirarem em São José para viver os últimos dias do Advento preparando o coração para o Natal.
Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário litúrgico.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.