Notícias

Ações Evangelizadoras da Igreja do Brasil nas aldeias indígenas

Escrito por Redação A12

16 JAN 2023 - 15H38 (Atualizada em 16 JAN 2023 - 21H18)

Reprodução / CNBB

Entre os dias 4 e 8 de janeiro aconteceu a 3ª Reunião Geral Diocesana de Pastoral Ticuna, em Belém do Solimões, na diocese de Alto Solimões (AM).

A reunião tratou os quatro pilares que sustentam as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE): Palavra, Pão, Caridade e Ação Missionária.

As comunidades têm assumido compromissos para cada um dos pilares, valorizando a Bíblia, as celebrações de forma inculturada.

O encontro que foi realizado em língua Ticuna, buscou elaborar um calendário pastoral diocesano para 2023, com formação para jovens indígenas e encontro de jovens para valorização da cultura, tratar sobre ecologia, combater o alcoolismo, despertar o interesse para a missionariedade e as vocações, principalmente neste 3º ano vocacional da Igreja no Brasil.

Identidade Amazônia da Igreja

A paróquia São Francisco de Assis, a única totalmente indígena do Alto Solimões. Mesmo diante de desafios e a necessidade de seguir amadurecendo, ela pode ser considerada exemplo de ser Igreja, intercultural e com rosto indígena.

Essa aldeia Ticuna, chamada de Belém do Solimões, está localizada dentro da área indígena Ewaré e é a maior aldeia da região, chegando a abranger três municípios: Tabatinga, Benjamin Constant e São Paulo de Olivença.

A aldeia possui 72 comunidades indígenas catalogadas, a maioria delas pelos Frades Menores dos Capuchinhos do Amazonas e Roraima, que trabalham em parceria com a comunidade.

Todas essas ações alegram os missionários do povo Ticuna, que atualmente vivem seu protagonismo eclesial na construção do Reino de Deus, na construção de uma Igreja amazônica com rosto indígena.

Fonte: CNBB / Instituto Humanitas Unisinos

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...