Em 13 de agosto a Igreja celebra a memória litúrgica de Santa Dulce dos Pobres, o Anjo bom da Bahia. Esta irmã brasileira, possuía um carinho especial com os menos favorecidos e realizou muitas ações concretas, cheias de amor e coragem.
Santa Dulce nasceu em uma família humilde no contexto da Primeira Guerra Mundial, no dia 26 de maio de 1914, em Salvador (BA). Desde a infância era muito piedosa e trazia o desejo de se consagrar a Deus como religiosa.
No decorrer de sua vida compreendeu que a vontade de Deus para ela estava também no cuidado com os pobres. Desse modo, tornou-se religiosa da Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus.
Em sua consagração, escolheu o nome de Dulce para homenagear a mãe, mas seu nome de batismo era Maria Rita.
Ela chegou a ser ameaçada muitas vezes de deixar a sua congregação religiosa, mas sua missão continuava com a graça de Deus. Foi canonizada em 13 de outubro de 2019, pelo Papa Francisco, o que gerou grande comoção no Brasil e no mundo.
Para viver bem esse dia litúrgico, o portal A12 convida você a rezar a Novena de Santa Dulce dos Pobres da Editora Santuário, escrito por Edelvan José dos Santos.
Por meio deste livreto de oração, você conhece com ainda mais detalhes a vida inspiradora desta santa brasileira, que viveu tão perto de nós e deixou um legado de fé e caridade.
Além disso, você aprende a rezar a novena e pedir a sua intercessão.
Confira um trecho da Oração recitado pelo missionário redentorista, padre Edvaldo Manoel Araújo, C.Ss.R.:
Acompanhe:
Quero doar-me inteiramente aos propósitos que me conduzem a vós; ajudai-me a ser perseverante na fé e, guiado por vosso amor, fazei de mim um instrumento de vossa paz. Que eu faça de meu viver um templo de caridade, como fez Santa Dulce ao entender que "o importante é fazer a caridade, não falar de caridade". Que eu perceba as necessidades de meus irmãos, principalmente dos doentes e excluídos, amando-os como amou-nos Jesus Cristo ao se entregar à Cruz da Salvação (pedir a graça a ser alcançada). Bondosa e amável Santa Dulce, levai aos Céus meus clamores e auxiliai-me em minha missão de sempre amar a Deus e a meus irmãos. Amém. |
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.