A Vatican News informou, nesta sexta (06), que o Cardeal Christian Wiyghan Tumi, Arcebispo Emérito de Douala (Camarões) e primeiro purpurado camaronês, de 90 anos, permanece nas mãos dos seus sequestradores, depois que meios de comunicação locais haviam noticiado a sua libertação. Foi o Arcebispo de Douala, Dom Samuel Kleda, que desmentiu a sua libertação. O sequestro ocorreu ontem à tarde, perpetrado por um comando armado na estrada entre Bamenda e Kumbo. As autoridades do noroeste do país confirmaram o ocorrido.
Leia MaisAos Jesuítas, faça-se justiça! A Educação agradeceAcredita-se que as razões do sequestro são pelo fato de o cardeal ter encorajado as crianças para irem à escola. Há alguns dias atrás, de fato, um grupo armado sequestrou também alguns professores, já libertados. Em 24 de outubro, oito crianças foram mortas num ataque armado à escola bilíngue internacional Madre Francisca. O Papa Francisco expressou o seu pesar por este triste evento, apelando para o fim da violência e pedindo a garantia da educação e do futuro dos jovens.
O cardeal Tumi, nascido em 15 de outubro de 1930 em Kikaikelaki, na então paróquia de Kumbo, hoje diocese, como bispo e depois cardeal, esteve sempre na vanguarda das dificuldades do território situado no extremo norte dos Camarões, na fronteira com o Chade, quase esquecido pelas autoridades centrais, e da pobreza, à qual se somam as profundas divisões étnicas nesta área.
Por ter promovido a paz após o início da crise no norte e sudoeste dos Camarões, e por ter lutado contra a discriminação contra a minoria de língua inglesa nos Camarões (cerca de 20% da população), o cardeal Christian Tumi recebeu o Prêmio Nelson Mandela em julho de 2019.
Fonte: Vatican News
Angelus: Papa Leão XIV faz apelo pelo fim da tragédia da guerra que se agrava no Oriente Médio
Papa Leão XIV falou sobre a celebração de Corpus Christi e também fez um apelo pela paz e pelo imediato fim do conflito entre Israel e Irã.
A rotina de São Luís Gonzaga pode te inspirar a ser santo!
O cuidado de São Luís com os doentes tem tudo a ver com os enfermeiros como a Daniele, que trabalhou na linha de frente na pandemia.
Reflexão Semanal: quem é Jesus para nós?
Jesus pergunta: 'E vós, quem dizeis que eu sou?' Pedro responde: 'O Cristo de Deus'. Uma pergunta pessoal que ecoa até hoje.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.